Ação quer mostrar a importância dos cuidados com o coração em Guarapuava

Encabeçado pelo Rotary Club de Guarapuava Lagoa, o projeto ocorre na manhã deste sábado (21), das 8h às 12h, na Praça 9 de Dezembro; serão distribuídos panfletos, corações antiestresse e feitas orientações aos participantes

As doenças ligadas ao coração e à circulação representam uma das principais causas de mortes no Brasil, com um percentual anual de 30%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Apenas neste ano, acompanhando os números da plataforma Cardiômetro, que indica em tempo real o número de mortes por doenças cardiovasculares no país, já foram mais de 280 mil casos em 2019; em setembro, quase 20 mil pessoas morreram em decorrência dessas patologias.

Buscando incentivar maiores cuidados e conscientizar a comunidade guarapuavana, o Rotary Club de Guarapuava Lagoa realiza neste sábado (21), das 8h às 12h, a 4ª edição do projeto Cuidados com o Coração.

Durante as atividades na Praça 9 de Dezembro, na área central da cidade, os rotarianos distribuirão panfletos, corações antiestresse e serão ofertados exames para aferição de glicemia e pressão arterial.

De acordo com o presidente do Lagoa, José Luiz Cieslak, o objetivo da ação, tradicional na entidade, é alertar a população sobre a importância desses cuidados.

Uma das bandeiras do Rotary é a promoção da saúde, afirmou, explicando que a erradicação da poliomielite é uma das metas a nível mundial. Falta apenas extinguir na Nigéria, Afeganistão e Paquistão, completou.

Cieslak explica que tradicionalmente a adesão dos guarapuavanos ao evento é grande, e que o local é escolhido estrategicamente. A gente sempre faz no calçadão da rua XV de Novembro, com uma ampla divulgação na imprensa, disse.

CUIDADOS

Além de prestar um serviço de conscientização, mostrando a importância desses cuidados com a saúde, a equipe presente irá orientar as pessoas que apresentarem alguma predisposição às doenças cardiovasculares.

É orientado a procurar assistência médica. Inclusive, dois médicos rotarianos estarão participando, então esperamos que toda a população guarapuavana participe da ação, disse José Luiz.

De acordo com o presidente do Lagoa, José Luiz Cieslak, o objetivo da ação, tradicional na entidade, é alertar a população sobre a importância desses cuidados (Foto: Ágata Neves)

ATIVIDADES

O presidente do Rotary conta que o trabalho desenvolvido pela entidade tem como foco impactar positivamente na comunidade. No último mês de julho, por exemplo, foi realizada uma campanha de combate às hepatites; em agosto, foi comemorado o 21° aniversário do Pelotão Esperança.

Para os próximos meses, Cieslak explica que está sendo programada mais uma edição da Expoflor e do Costelão, duas ações que têm fundamental papel na arrecadação de recursos para a entidade.

Todos os recursos que entram com as promoções, retornam em serviços para a comunidade, afirmou o presidente, pontuando que as atividades ocorrerão em outubro e dezembro, respectivamente.