‘À flor da pele’ registra visão detalhista de fotógrafa

Disponível no Centro de Exposições do campus Santa Cruz da Unicentro até esta quinta-feira (12), a mostra conta com mais de duas dezenas de fotografias registradas ao longo de um ano pela artista

Rosas, orquídeas e outras flores captadas em detalhes estão organizadas na mostra À flor da pele, da professora e fotógrafa Márcia Regina Pawlas Carazzai. A visitação segue disponível até esta quinta-feira (12 setembro), no Centro de Exposições do campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Através de um contato próximo à natureza, Carazzai há quatro anos vem desenvolvendo sua prática na fotografia com um olhar singular, exemplificado nos mais pequenos detalhes das pétalas de uma rosa.

Em entrevista ao CORREIO, a fotógrafa relata que possui uma forte relação com o ambiente, e que as flores trazem uma beleza e uma leveza única, com todas as suas características.

As cores, os perfumes… isso para mim nas flores deixa ainda mais evidente a força da natureza, explica, acrescentando que as 22 fotos da exposição foram feitas ao longo do último ano em diferentes locais.

A maioria eu fiz em casa, no jardim, embora nem todas essas flores sejam minhas, disse, pontuando que também fotografou em outras residências e em parques.

FEMININO

No seu ponto de vista, há uma forte relação entre as flores e o ser mulher, como se uma pétala registrasse, tal qual a pele, as vivências e experiências de uma vida.

Eu sinto que assim como a natureza, mulheres e homens são todos sagrados. E, para mim, as flores mostram nós mulheres enquanto sagradas.

Essa percepção é presente em toda a mostra desenvolvida por Márcia. Por um lado, um pequeno botão pode representar uma menina que ainda está surgindo; uma flor desabrochando pode ser uma metáfora para a adolescência; e uma pétala murchando evidencia a velhice.

As flores mostram tudo que nós passamos na nossa vida em experiências que ficam marcadas em nosso corpo, na nossa pele. Amores, dores, alegrias e tristezas, todas as experiências que nós vivemos ficam marcadas, afirma a fotógrafa, que não esconde sua paixão pelas rosas e orquídeas.

A fotógrafa relata que possui uma forte relação com o ambiente, e que as flores trazem uma beleza e uma leveza única, com todas as suas características (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

EXPERIÊNCIA

À flor da pele é a primeira exposição individual de Carazzai, que já expôs coletivamente com outros artistas. Em uma breve avaliação, ela vê com bons olhos a experiência, já que recebeu comentários positivos sobre seu trabalho.

Eu fiquei bem feliz. As pessoas todas comentando, parabenizando e falando positivamente. Estou bastante feliz com o retorno que estou recebendo da exposição, diz.

A tendência é que a mostra fique disponível até esta quinta (12) no campus Santa Cruz da universidade, e que posteriormente seja montada nos campi Cedeteg e Irati da instituição.

Enquanto isso, interessados em adquirir as obras da artista podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook (CLIQUE AQUI) e Instagram (CLIQUE AQUI).