‘A cultura é uma alavanca importante’, diz secretária de Prudentópolis

Nadir Vozivoda, titular da pasta municipal de Cultura, acredita que é importante descentralizar a área no Paraná, aumentando a visibilidade de municípios menores

A área cultural de Prudentópolis vem ganhando destaque nos últimos anos e é vista como uma forma de alavancar o potencial turístico da cidade. A parceria com a comunidade ucraniana, por exemplo, é uma das estratégias adotadas pela administração municipal.

Durante uma audiência pública realizada no campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, que debateu novas políticas para o setor, a secretária de Cultura, Nadir Vozivoda, afirmou a este CORREIO que espera que ocorra uma descentralização na área.

Nós, municípios menores, sempre estávamos de lado… acho que [a audiência] é uma forma de aproximar, relatou.

Em relação a isso, a superintendente de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, ressaltou que o momento é promissor, e que uma política municipalista é uma das diretrizes da atual gestão.

APRENDIZADO

De acordo com Vozivoda, a área vem recebendo bons incentivos da Prefeitura de Prudentópolis, já que o prefeito Adelmo Luiz Klosowski vê com bons olhos o desenvolvimento do setor.

Em linhas gerais, a secretária acredita que a cultura pode ser uma alavanca para o município, justamente pelas singularidades que possui. Temos uma descendência europeia, diz, ressaltando que isso pode ajudar na expansão turística.

INVESTIMENTOS

À comunidade, a pasta oferece 20 cursos nas áreas de dança, artesanato, música etc. Somente em 2019, mais de 1.400 alunos foram matriculados e desenvolveram as atividades.

Além disso, Nadir explica que está sendo criado um arquivo histórico do município.

UCRANIANOS

Há quase 30 anos, o Museu do Milênio apresenta um marco representativo da chegada dos ucranianos ao Brasil e em Prudentópolis. Seu acervo é formado por objetos, mobílias, fotografias e documentos, além de outros materiais.

A secretária aponta que é através do museu que se identifica quantos visitantes estão passando pelo município, já que é uma parada obrigatória na cidade.

A comunidade tem muitas coisas que desenvolve na área cultural. Já estamos fazendo vínculos, criando parcerias. Acho que no futuro próximo vai dar muitos resultados, finaliza.