Terceirona 2023: eliminado, Batel apenas cumprirá tabela na última rodada da 1ª fase

De líder à lanterna. Da briga pela classificação à eliminação. De Guarapuava a São Mateus do Sul. Assim pode ser definida a campanha da Associação Atlética Batel, clube setentão do interior, no Campeonato Paranaense da 3ª Divisão de 2023.

Em má fase, o famoso Rubro-Negro da Baixada perdeu mais uma vez no returno do Grupo A, neste domingo (5), em casa, no Estádio Mun. Edison Carlos Schramm, em São Mateus do Sul.

Sempre é bom lembrar que, nesta Terceirona, o Batel é gerido pelo Tigers Academy. Por isso, treina e joga nesse município da região Sul do Estado.

Desta vez, derrota por goleada: 4 a 1 diante do Hope Internacional. Mesmo vencendo, o visitante de Campo Largo está eliminado, pois soma 9 pontos e já cumpriu todo os seus oito jogos na 1ª fase. No G2, o classificado Sport Club Campo Mourão tem 15 pts; e o Iraty SC, 11 pts. Em outras palavras, o Hope não alcança o Azulão.

Por sua vez, a equipe batelina tem mais uma partida na última rodada. Mas com 7 pontos, e segurando a lanterna, poderia chegar no máximo a 10 pts, ficando atrás do Iraty.

Ou seja, o máximo que o Batel poderia representar na Terceirona é ser o fiel da balança no próximo domingo (12), fora de casa, no Estádio Mun. Newton Agibert, às 15h30. É que o anfitrião, o Prudentópolis FC, ainda tem chances matemáticas de se classificar. Com 8 pts, o Tigre da Serra poderia chegar a 11, empatando com o Azulão. No entanto, teria de tirar a diferença nos critérios de desempate e torcer por derrota iratiense.

O Iraty jogará no mesmo dia e horário, mas contra o SC Campo Mourão, no Estádio Cel. Emílio Gomes.

GRUPO B
E no Grupo B, Nacional Atlético Clube (23 pontos) e Atlético Clube Paranavaí (22 pts) já estavam classificados antes dessa penúltima rodada.

Mas, na 5ª e derradeira rodada, ambos entrarão em campo para definirem quem será o 1º lugar de seu grupo. Para o mata-mata das semifinais, isso será importante na questão do mando de estádio da segunda partida.

Em Cornélio Procópio, o NAC visitará o Arapongas no próximo domingo (12), às 15h30, no Estádio Mun. Ubirajara Medeiros. Duas curiosidades: o time araponguense não mandou seus jogos no Estádio dos Pássaros, em Arapongas, nessa Terceirona 2023; e o Ubirajara Medeiros foi casa do PSTC até o ano passado.

O ACP também será visitante, no mesmo domingo e horário. O Vermelhinho viajará até Rolândia, onde enfrentará o eliminado REC, no Érich Goerg.

Sem pretensões nenhumas, Portuguesa Londrinense e Cambé vão duelar no Estádio do Café, domingo (12), às 11h. É o único embate em horário diferente. Pudera, são equipes sem mais o que fazer na Terceirona 2023.

SEMIFINAIS
As semifinais estão programadas para ocorrerem nas datas de 15 e 19 de novembro, em estádio e chaveamento a serem definidos pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). É claro que ainda depende dos resultados em campo na última rodada da 1ª fase.

O mata-mata será entre o 1º colocado do Grupo A contra o 2º colocado do Grupo B; e o 1º colocado do Grupo B versus o 2º colocado do Grupo A.

Segundo o regulamento, o mando de campo da segunda partida será atribuído ao clube 1º colocado do seu respectivo grupo na 1ª fase. Por isso, a importância de terminar na 1ª posição.

Caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis, conforme determina a Internacional Football Association Board, até conhecer-se o clube vencedor.

ACESSO
Os dois finalistas da competição garantem o acesso automático à 2ª Divisão de 2024 e, claro, disputarão o troféu de campeão da 3ª Divisão de 2023.