Terceirona 2022 terá novamente disputa por grupos regionalizados; 1ª rodada está prevista para 21 de agosto

Na tarde desta quarta-feira (8 jun 2022), representantes de clubes e Federação Paranaense de Futebol se reuniram no Conselho Arbitral, por meio de videoconferência, para definir o formato da competição e as datas

A edição 2022 do Campeonato Paranaense da 3ª Divisão será disputada novamente no sistema de “grupos regionalizados” (repetindo a temporada passada) e tem início previsto para 21 de agosto, conhecendo seu campeão na data provável de 20 de novembro.

Na tarde desta quarta-feira (8 jun 2022), representantes de 13 clubes se reuniram on-line com membros da Federação Paranaense de Futebol (FPF) para definir a disputa da competição.

Participarão da 3ª Divisão do Campeonato Paranaense o Araucária Esporte Clube Regatas, Associação Atlética Batel (AA Batel), Associação Portuguesa Londrinense, Atlético Clube Paranavaí (ACP), Clube Atlético Cambé (CAC), Empresa Brasileira de Futebol Arapongas Esporte Clube, Grêmio de Esportes Maringá (GEM), Grêmio Recreativo Esportivo Campo Largo (Grecal), Iraty Sport Club, Nacional Atlético Clube (NAC), Patriotas Futebol Clube, REC Esporte Clube e Sport Club Campo Mourão.

Segundo informações, o Grupo A terá as seguintes equipes:

Patriotas
Grecal
Araucária
Iraty
Batel
Sport

À exceção do Sport, os clubes são de regiões próximas: Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Centro-Sul.

Já o Grupo B reúne agremiações do Norte/Noroeste do Paraná:

GEM
Portuguesa Londrinense
Paranavaí
Cambé
Arapongas
Nacional
REC

FORMATO
A 3ª Divisão deste ano será no formato de turno/returno, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para as semifinais, disputadas no mata-mata.

Os dois finalistas sobem para a 2ª Divisão de 2023.

TRADIÇÃO
Se levar em conta a tradição, a Terceirona da atual temporada tem camisas pesadas. São pelo menos seis clubes que já disputaram a elite do futebol profissional em edições anteriores, com destaque para três campeões: Paranavaí (em 2007), GEM (1977) e Iraty (2002, título do Interior).

Vale lembrar que o Grêmio de Esportes Maringá se refere ao projeto fundado nos anos de 1970 e que culminou no caneco de 1977. Após longo hiato, o GEM foi reativado em 2021 (não confundir com outras “encarnações” do Grêmio), sendo filiado novamente à Federação Paranaense de Futebol (FPF) a partir da iniciativa do Instituto de Torcedores do Grêmio de Esportes Maringá (ITGEM). A princípio, o experiente Claudemir Sturion deve ser o técnico.

Inclusive, em 2022 o Galo do Norte participa das categorias de base no Paranaense e a Série Ouro do futsal.

Já o Vermelhinho passou por administrações terceirizadas em anos recentes, com o objetivo de retomar o caminho das vitórias até a 1ª Divisão. E o Azulão iratiense é administrado por um grupo de ex-jogadores desde a temporada passada; em 2021, quase subiu para a Divisão de Acesso.

2021
Em 2021, a 3ª Divisão reuniu 12 equipes, também divididas em dois grupos regionalizados. À época, o Paranavaí reclamou porque ficou ao lado de times de cidades distantes geograficamente de sua sede, no Noroeste.
Desta vez em 2022, o Vermelhinho está junto de equipes do Norte/Noroeste. Talvez o “peixe fora d’água” seja o Sport (do Centro-Oeste), encaixado no grupo com representantes da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Centro-Sul.

Deixe um comentário