Série Ouro do Paranaense de futsal inicia em 12 de março

Data e fórmula de disputa foram definidas durante o Arbitral Técnico realizado no último sábado (19 fevereiro) pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), em Cascavel (Oeste do Estado)

A bola pesada volta a rolar em março pelo Campeonato Paranaense da Série Ouro, categoria masculina. É a competição em que o Clube Atlético Deportivo (CAD), de Guarapuava, volta a disputar em 2022. No ano passado, o CAD conquistou o título na Prata e o acesso.

A data de início da Ouro nesta temporada é 12 de março, com final prevista no mês de dezembro (34 rodadas).

Essas datas e a fórmula de disputa foram definidas durante o Arbitral Técnico realizado no último sábado (19 fevereiro) pela Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), em Cascavel (Oeste do Estado), terra do campeão paranaense da Ouro em 2021.

Participaram dessa reunião os representantes das 14 equipes que compõem a competição: Cascavel Futsal, Umuarama, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Marreco, Marechal Futsal, Dois Vizinhos, Acel Chopinzinho, CAD Guarapuava, Ampere, Pato Futsal, Palmas, Operário Laranjeiras e Aaema Mariópolis.

O arbitral definiu que a fórmula de disputa será com uma 1ª fase em que todas as equipes jogam em grupo único, turno e returno, classificando-se os quatro primeiros diretamente para a 3ª fase do campeonato. As equipes posicionadas entre o 5º e o 12º colocado na 1ª fase estariam classificadas para a 2ª fase, quando se enfrentariam em sistema play-off, classificando os quatro vencedores para a 3ª fase.

Na 3ª fase, as oito equipes classificadas se enfrentariam em sistema play-off. Os vencedores se classificariam para 4ª fase (semifinal) se enfrentariam em sistema play-off. Os vencedores se classificariam para a 5ª fase (final) da competição e se enfrentariam em sistema play-off.

A partir da 2ª fase, as equipes com melhor classificação na 1ª fase jogarão o 2º jogo em casa, e em caso de dois resultados iguais, jogam pelo empate na prorrogação.

As equipes classificadas em 13º e 14º lugares na 1ª fase estarão rebaixadas para o Campeonato Paranaense de Futsal – Série Prata no ano de 2023.

Supervisor do CAD, Japa, representou o clube no Arbitral de sábado (Foto: FPFS)

PROTOCOLO
Durante o encontro de sábado, o Dr. Eduardo de Vargas Neto falou sobre o protocolo sanitário que terá deverá ser cumprido por todos para que o campeonato aconteça de forma tranquila, sempre pensando na saúde dos nossos atletas, comissão técnica, diretores, imprensa e torcedores.

CONTRATAÇÃO
Todas equipes podem contratar de forma livre atletas de todas as equipes, sem restrição se disputam ou não a LNF. Todavia deverão observar o limite de seis atuações do atleta ou o limite de 31/08/2022, o que sobrevier antes.

A data de 31 de agosto ficou definida como limite para todas as transferências estaduais e interestaduais para os clubes da Série Ouro.

A bola oficial da competição permanece com a nossa parceira Penalty (Max 1000).

FILIAÇÃO
A reunião se encerrou com o presidente Jesuel Laureano Souza comentando que a Federação Paranaense de Futsal é filiada e parceira da CBFS e “não temos parceria com outra entidade”.