Série ‘Fishing Factor’ aborda pesca da truta arco-íris em Guarapuava
De acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration, em 2022 a pesca movimentou bilhões de dólares em vendas comerciais e em vendas recreativas, mostrando que a prática é um grande atrativo turístico para o Brasil
Na tarde de segunda-feira (28), a equipe do Clube da Pesca.org, uma produtora independente que possui uma série documental no serviço de streaming Amazon Prime, composta pelo diretor e coprodutor Thiago Henrique Fantini, pelo cinegrafista e documentarista Cezar Roberto Oliveira e pelo documentarista Bruno Fernandes, chegou a Guarapuava para a gravação de um de seus episódios.
A série documental “Fishing Factor”, que estreou em 2022 na Amazon Prime Internacional, irá abordar, em Guarapuava, a pesca da truta arco-íris, uma espécie muito requisitada por quem realiza a pesca esportiva.
De acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration, em 2022 a pesca movimentou bilhões de dólares em vendas comerciais e em vendas recreativas, mostrando que a prática é um grande atrativo turístico para o Brasil.
Segundo Fantini, o objetivo da série é retratar o efeito da exploração da pesca esportiva nos locais onde ela ocorre, tanto na parte política, quanto geográfica, abordando o desenvolvimento do turismo sustentável e as consequências da prática do turismo de pesca na região.
“Basicamente, escolhemos a região de Guarapuava por conter uma das poucas espécies não-nativas do país que é a truta arco-íris. Existem linhas de pescadores adeptos que viajam o país em busca delas, sempre procurando aí superar seus recordes pessoais, conhecer novos lugares. Em função dessa atração, Guarapuava é um ponto principal para a captação deste episódio. Esperamos fazer um episódio lindo, porque ficamos deslumbrados com a natureza da cidade”, ressaltou Thiago.
Para Oliveira, a pescaria em Guarapuava é no estilo americano e canadense, modalidades que os pescadores esportivos apreciam. Por esse fator, além da beleza do local, conforme também comentou, ele acredita que o oitavo episódio da série terá grandes proporções.
“É um lugar paradisíaco. Já conhecemos um pouco da cidade e passamos por lugares fantásticos. Para a gente que está um pouco mais acima no País, geograficamente falando, nós não estamos acostumados com esse tipo de ambiente, um lugar frio assim, mas eu acho que esse local, junto com o conteúdo que vamos captar, enriquecerá o nosso documentário, até porque, é um peixe que o pessoal assiste e pesca muito lá fora. Então, estamos com expectativas boas”, salientou o cinegrafista.
“É muito bom ver Guarapuava sendo reconhecida pelas suas belezas naturais e, principalmente, ver o nome da cidade sendo levado para tão longe, em ares internacionais. Isso mostra o quanto estamos avançando. Guarapuava é uma cidade turística e esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, construindo um lugar que atrai cada vez mais turistas que movimentam a economia dos grandes e pequenos empresários”, falou o prefeito Celso Góes.
GRAVAÇÃO
Após uma breve passagem pelo Parque Natural Municipal das Araucárias, o grupo se deslocou até o local escolhido para a gravação do episódio “Rainbow Trout” (truta arco-íris), o Aka Lodge, um ambiente turístico de Guarapuava, localizado no distrito de Entre Rios, que possui as condições necessárias para a captação das imagens, incluindo o rio São Gerônimo.
A série também busca mostrar a diversidade que o Brasil tem a oferecer para os turistas que vêm de fora conhecer o país para a pesca esportiva. Guarapuava entrou no roteiro da equipe e agradou a todos, não somente pela pesca, como explicou o documentarista Bruno Fernandes.
“Chegamos aqui hoje aqui em Guarapuava com bastante frio, mas o lugar é surpreendente. Eu até brinquei com o pessoal que aqui é um lugar que você pode trazer a esposa para prestigiar a natureza, que é a coisa mais linda e o melhor de tudo, a gente consegue pescar. A região aqui é muito rica em truta arco-íris e isso também valoriza nossa captação de imagens”, afirmou.
SÉRIE
A Fishing Factor já foi selecionada para o Festival de Cinema Europeu Marg Fest em sua 6ª edição, exibida em Portugal durante todo o mês de julho de 2023. Além disso, a série foi a primeira produção brasileira que aborda a pesca esportiva a ser selecionada pela curadoria da 5ª edição do Marginal Art Festival (MAF). O MAF surgiu com a premissa de levar arte em suas diversas formas a novos ambientes, trazendo a experimentação artística em novas direções e locais do mundo.
A série, que é licenciada pela Amazon Prime Internacional, está disponível nos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales e Alemanha. O episódio ainda não tem previsão de data para ir ao ar.
“Nesse ambiente de turismo de experiências e do turismo rural, há muito que ser explorado e incorporado. Para nós, divulgar cada vez mais o nome de Guarapuava e quanto mais ela aparecer, mais os nossos atrativos serão mostrados e mais visitantes nós vamos ter”, destacou a secretária de Turismo e Eventos do município, Katriane Mila.