PSTC e Andraus Brasil conquistam acesso à elite do futebol paranaense

Na temporada de 2024, o Campeonato Paranaense da 1ª Divisão terá um velho conhecido e uma novidade entre os times que compõem o seleto grupo.

Tudo porque, neste fim de semana, foram definidos os dois times que sobem para a elite do futebol estadual.

Tanto PSTC quanto Andraus Brasil superaram a desvantagem no mata-mata das semifinais e carimbaram suas respectivas vagas na decisão da 2ª Divisão de 2023. Ao mesmo tempo, garantiram o mais importante aos clubes do Interior: o acesso à nata dos gramados paranaenses.

No caso do PSTC, trata-se de um retorno. Em 2020, esse projeto londrinense disputou a 1ª Divisão, terminando em 11º lugar e, consequentemente, caindo para a Divisão de Acesso.

Durante um bom tempo, o clube do Norte do Paraná, que é conhecido por ser formador revelando talentos, mandou suas partidas em Cornélio Procópio, no Estádio Mun. Ubirajara Medeiros. No entanto, em 2023, mudou-se para Alvorada do Sul, fazendo o Álvaro Alves como sua nova casa; este estádio tem capacidade para 1.018 torcedores, segundo o site da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Com 10.326 habitantes, conforme dados do Censo 2022, Alvorada entrará na rota da 1ª Divisão a partir de 2024. O pequeno município se localiza no Norte do Paraná, fazendo limite com Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio, Florestópolis e com o Estado de São Paulo; Alvorada do Sul fica a 453 km da Capital do estado.

Para chegar à final e ao acesso, o Paraná Soccer Technical Center (PSTC) do técnico Reginaldo Vital precisou superar, na Segundona de 2023, o favorito Patriotas FC, equipe comandada por Pedrinho Maradona que liderou o campeonato de ponta a ponta. Inclusive, o time curitibano, que manda seus jogos na Vila Capanema, saiu na frente no confronto de ida das semifinais (3 a 2).

Mas, neste domingo (9), o PSTC venceu por 2 a 1 no tempo normal, na casa do adversário. Com tudo igual em pontos e saldo de gols, a decisão foi para os pênaltis, com o PSTC se classificando (4 a 3).

Foto: PSTC

ANDRAUS
Comandado pelo “rei do acesso” Claudemir Sturion, o Clube Andraus Brasil (CAB) terminou a 1ª fase na vice-liderança; mas também precisou superar a desvantagem na semifinal contra o AA Iguaçu. Na ida, 1 a 0 para a Pantera do Vale, em União da Vitória.

No entanto, Sturion e sua equipe aplicaram um 3 a 1 em cima do visitante, sábado (8), na Vila Capanema, em Curitiba. Com a vitória e o saldo de gols maior, o Andraus garantiu sua vaga à final e o acesso. Em anos recentes, o técnico natural de Santo Antonio da Platina já havia subido com o Aruko Sports Brasil (de Maringá) em 2021; e o Grêmio de Esportes Maringá (GEM), em 2022.

Fundado em 2003, o Andraus disputará pela primeira vez a 1ª Divisão do Paranaense, a partir de 2024. A sede é em Campo Largo, onde jogava no Atílio Gionedis; porém, em 2023 mandou seus jogos no Durival Britto e Silva (capacidade de 16.720 pessoas), a Vila Capanema, estádio do Paraná Clube (que parou na 1ª fase).

O Andraus já foi campeão da Terceirona em 2014; mas, nos últimos anos, oscilou entre campanhas boas e fracas. No ano passado, por exemplo, beliscou a mudança de patamar, terminando em 3º lugar na classificação geral da Segundona.

2024
Em resumo, a 1ª Divisão de 2024 terá as seguintes equipes (salvo desistências ou motivações de ordem extraordinária):

Athletico Paranaense
FC Cascavel
Operário Ferroviário
Maringá FC
Coritiba FC
Cianorte FC
Aruko SB
São-Joseense
Azuriz FC
Londrina EC
PSTC
Andraus

****Rio Branco SC e Foz do Iguaçu FC foram rebaixados em 2023 e terão de jogar a Divisão de Acesso em 2024

FINAL
A decisão do Paranaense da 2ª Divisão será no sistema de mata-mata e deve ocorrer nas datas de 16 e 23 de julho. Mas dependerá da homologação da FPF.

Os dois jogos terão transmissão ao vivo da TV FPF (https://www.youtube.com/@federacaopr) e da TV Paraná Turismo (canal 9.1da TV aberta ou 509 da TV a cabo).

Deixe um comentário