Programa Pró Esporte investe em 2022 quase R$ 1 milhão em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a assinatura dos convênios do Guarapuava Pró Esporte. O programa existe graças à Lei de Incentivo ao Esporte (2270/2014), que regulamenta o investimento do município ao esporte local, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (14), nas dependências da Prefeitura, ocorreu a assinatura dos convênios do Guarapuava Pró Esporte, programa que existe graças à Lei de Incentivo ao Esporte, criada em 2014 quando o atual prefeito Celso Góes estava à frente da Secretaria de Esportes e Recreação.

“Este ano é o maior valor repassado até hoje para o esporte nesse projeto”, diz o secretário municipal Milton Roseira Jr., o Miltinho, em entrevista ao CORREIO. Ele destaca ainda que o montante total chega a quase 1 milhão de reais (R$ 938 mil, para ser mais exato). É um aporte destinado exclusivamente ao esporte amador do município, entre modalidades praticadas por pessoas jurídicas (associações sem fins lucrativos ligadas à prática esportiva, por exemplo) e pessoas físicas.

Como trabalha com recursos públicos, é um projeto que segue todo o trâmite burocrático para liberação da verba, respondendo ao Tribunal de Contas do Estado e à Controladoria do município.

“Hoje [quinta-feira], é a parte cerimonial, assinatura, pois eles [atletas e entidades] já estão com o projeto pronto, já estão recebendo o recurso”, explica Miltinho. É que o edital foi publicado no início do ano e alguns valores começaram a ser liberados em março/abril, pois as competições estavam em curso.

A ideia é tentar antecipar para dezembro de 2022 o próximo edital. “Quem não entrar naquele edital, não consegue esse recurso”, alerta o secretário, frisando que é uma comissão que avalia as propostas.

Por exemplo, o Clube Atlético Deportivo (CAD) é uma das entidades que recebeu recursos, pois sua equipe de futsal está em disputa de campeonatos, como é o caso do Paranaense da Série Ouro na temporada de 2022.

Secretário Milton Roseira Jr. deu detalhes do programa (Foto: Redação/Correio)

AUXÍLIO
Ao todo, são 18 entidades com CNPJ, pessoa jurídica, e 13 atletas individuais com CPF “A entidade não pode pensar que ela vai viver do projeto. Ela tem de buscar [patrocínios]”, explica Miltinho, acrescentando que o valor repassado é apenas um auxílio e varia de acordo com cada projeto apresentado pelos interessados.

Nesse sentido, o prefeito Celso Góes alerta que o “cobertor é curto”: “A gente não consegue repassar recursos para todo mundo”, reforçando que houve ampliação dos repasses via Pró Esporte, chegando a quase 1 milhão de reais em 2022. “Dói quando eu vou assinar, pois eu sei que não vai cobrir todas as despesas. Mas a Prefeitura está fazendo a parte dela, incentivando o esporte. E a gente gostaria que isso ‘contaminasse’ o empresariado de Guarapuava, que também colaborasse com o esporte”, disse.

Góes aponta que o investimento no esporte não pode ser apenas retorno de marketing e vendas. “Porque cada um real que se investe no esporte, um real se economiza na saúde”, acrescentando também o impacto social, livrando as pessoas das drogas, do crime; além da prática esportiva contribuir positivamente para a saúde mental, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus.

ORÇAMENTO
Para 2023, Celso Góes afirmou que quer melhorar o valor do orçamento destinado ao Pró Esporte.

Além desse programa, ele destacou que a Prefeitura tem muitos projetos para o esporte guarapuavano, como é o caso das reformas do Ginásio Joaquim Prestes e do Campo Municipal, e o sonho de uma piscina olímpica.

RESULTADOS
Segundo o secretário, o investimento por meio do Pró Esporte tem impacto no rendimento dos atletas, com as equipes se destacando em competições como Jogos da Juventude, Jogos Abertos do Paraná.

“O próprio CAD, que subiu para a Chave Ouro. Eles já receberam esse valor no ano passado”, referindo-se ao título que a equipe masculina de futsal conquistou em 2021 na Série Prata, que a levou também ao acesso.

Desse modo, o município de Guarapuava fica em evidência no cenário esportivo.

Cerimônia ocorreu na parte interna do Paço Municipal (Foto: Redação/Correio)

PRESENÇAS
O evento oficial na parte interna do Paço Municipal contou com esportistas do vôlei, handebol, tênis de mesa, tênis, futebol, basquete, futsal (masculino/feminino), atletismo, rugby, fisiculturismo, artes marciais, natação, triátlon, laço cumprido, ciclismo, entre outros.

Deixe um comentário