Por dentro da Terceirona: Com Ageu Gonçalves no comando, Araucária EC mira no acesso

Em entrevista ao CORREIO, pouco antes de começar o jogo de estreia em Guarapuava, técnico disse que o primeiro passo é formar um grupo vencedor

Rebaixado em 2021, o Araucária Esporte Clube disputa o Campeonato Paranaense da 3ª Divisão em 2022 com o acesso como principal objetivo. Para isso, o clube tem parceria com o Andraus Brasil e é comandado pelo técnico Ageu Gonçalves, eterno ídolo da torcida do Paraná Clube.

Na estreia, o Cacique empatou em 1 a 1 com o Batel em Guarapuava, na partida disputada no último domingo (21), no Estádio Waldomiro Gelinski.

Em entrevista ao CORREIO, pouco antes de começar o jogo, o professor Ageu destacou que jogar no maior município do terceiro planalto paranaense nunca é fácil. “Eu já participei várias vezes aqui como atleta e como comissão técnica”, explicando que o apoio do torcedor guarapuavano motiva o time da casa.

Ele ainda informou que o Araucária vem de um mês de preparação. No entanto, a equipe não jogou a 1ª rodada com a força total. “Alguns jogadores que não puderam ser inscritos ainda, devido a transferências e rescisões que não ficaram prontas. A gente tem alguns meninos que vão iniciar a partida; alguns na suplência”.

Agora, para a sequência do campeonato o técnico Ageu deverá fazer mudanças na formação, pois a tendência é ter novos nomes regularizados no BID da CBF.

Aliás, o Cacique tem jogadores que passaram pelo Andraus na Segundona de 2022, chegando até as semifinais. Um deles é o meia Abuda (34 anos), ex-Goiás e Avaí. Ele enfrentou o Batel no domingo.

Na estreia, o Cacique empatou com o Batel (Foto: Redação/Correio)

ACESSO
A crítica especializada em futebol do interior tem apontado o Araucária como um dos favoritos à vaga na semifinal e, possivelmente, o acesso. Na verdade, esse Grupo A tem pelo menos três ou quatro equipes favoritas para as duas vagas da 2ª fase.

Não à toa, Ageu Gonçalves concorda em dizer que o Cacique vai brigar pelo retorno à 2ª Divisão de 2023. “A gente entrou no campeonato com esse objetivo [o acesso]. Acho que todas as equipes estão nesse patamar”, destacando que é preciso buscar as vitórias dentro e fora de casa.

Para trilhar esse caminho, o treinador disse que o primeiro passo é formar um grupo vencedor. “Você tem de ter, dentro do elenco, o perfil de jogadores vencedores”, acrescentando que a diretoria do clube precisa ter papel atuante, tanto nos momentos bons quanto nos ruins, principalmente. “Procurar dar o máximo de condição para que a gente tenha também a cobrança desses jogadores”.

Ageu disse ainda que todo mundo tem o seu tijolinho, “para depois a gente construir a pirâmide e chegar lá no topo”.

HISTÓRIA
Fundado em 2018, o Araucária Esporte Clube leva o nome de seu município de origem, na adensada Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Após chegar à Divisão de Acesso em 2020, o Cacique acabou sendo rebaixado em 2021 para a Terceirona, ao terminar em último lugar a classificação geral. A campanha foi de nove jogos, com uma vitória, dois empates e seis derrotas.

PRÓXIMO
A próxima partida do Araucária EC será neste sábado (27), às 15h30, no Estádio Atílio Gionedis, em Campo Largo, contra o Hope Internacional. No Grupo A, o Cacique está em 3º lugar, com um ponto.

Deixe um comentário