Por dentro da Terceirona 2022: Meta do Grêmio de Esportes Maringá é o acesso, diz técnico

Claudemir Sturion vem trabalhando com o elenco alvinegro desde o dia 15 de julho. Na primeira semana, ele avaliou jogadores apresentados pela diretoria do clube. Depois, já começou o trabalho físico e, em seguida, atividades com bola

Campeão paranaense da 1ª Divisão em 1977, o Grêmio de Esportes Maringá (GEM) viveu um jejum em campo até a sua volta oficial em 2021, quando foi novamente filiado. Agora, em 2022, a equipe disputará o Campeonato Paranaense da 3ª Divisão.

Em entrevista ao CORREIO, o técnico greminte Claudemir Sturion explica que o time maringaense não veio apenas para participar da competição. Segundo ele, a meta do clube, nessa volta ao futebol profissional, é subir para a 2ª Divisão.

“Quando fui procurado pelo pessoal do Grêmio, desde o primeiro momento eles falaram das condições de trabalho que iriam dar. O objetivo era um só: montar uma equipe forte para brigar pelo título e pelo acesso. Isso foi o motivo da gente vir para cá”, diz, elogiando a diretoria e a estrutura do clube. “E agora depende de nós, dentro de campo, fazer o melhor possível”.

Sturion vem trabalhando com o elenco alvinegro desde o dia 15 de julho. Na primeira semana, ele avaliou jogadores apresentados pela diretoria do clube. Depois, já começou o trabalho físico e, em seguida, atividades com bola. O alvinegro treina no Brinco da Vila, nos distritos de Iguatemi e Floriano; além do município vizinho de Marialva.

No dia 30 de julho, o Grêmio fez um jogo-treino contra um time amador do distrito de Floriano, vencendo pelo placar de 7 a 0. E, na última terça-feira (3), o clube maringaense reviveu o Clássico do Café em jogo-treino contra o Londrina Esporte Clube (LEC), fora de casa. A partida terminou empatada em 1 a 1.

Jogo-treino entre Grêmo e Londrina (Foto: Assessoria)

ELENCO
O elenco do GEM é formado por indicações de Sturion, dentro da folha de pagamento do clube. “Eles [diretoria] deram total autonomia para eu fazer e desfazer quanto a contratações de jogadores”, observando que procurou trazer atletas rodados, com experiência na 3ª Divisão e títulos.

O planejamento é chegar a 23, 24 atletas para a disputa da Terceirona. Aliás, nesta semana a diretoria alvinegra confirmou mais um reforço para o elenco: o lateral esquerdo Mateus Issa (ex-Naviraiense/MT).

TRAJETÓRIA
Sturion tem uma ligação muito próxima com o futebol maringaense, pois foi técnico do Maringá FC durante três anos (com acesso e vice-campeonato paranaense na elite) e uma temporada no Aruko Sports Brasil (campeão da 3ª Divisão). “Graças a Deus, todas as vezes que passei por Maringá consegui conquistar os objetivos”.

Ele também foi vice-campeão à frente do Naviraiense-MT em 2022, sendo considerado pela imprensa como o melhor técnico do campeonato.

Mas ainda não havia dirigido o Galo. “Já tive oportunidade como atleta de jogar contra o Grêmio. Sabemos da força da torcida do Grêmio. Que a cobrança vai ser muito intensa em cima de todos”.

Jogadores do Grêmio de Esportes Maringá (Foto: Assessoria)

GRUPO B
Folgando na 1ª rodada do Grupo B da 3ª Divisão, o Grêmio entrará em campo no dia 28 de agosto, contra a Portuguesa Londrinense fora de casa.

Sturion explica que o seu time tem foco em treinos e jogos preparatórios, ao mesmo tempo em que procura estudar o adversário da estreia, que é treinado pelo conhecido Knário.

No entanto, o professor alvinegro deixa claro que a preocupação maior é com a própria equipe do Grêmio. “Quem torna a partida fácil somos nós. Se entrar determinado, procurar fazer o resultado mais rápido possível, te dá mais tranquilidade para trabalhar”.

O Grupo B tem ainda Arapongas, Cambé, Paranavaí, REC, Nacional. A briga é pelas duas vagas das semifinais.