Pontapé inicial da Segundona 2021 está previsto para 29 de agosto

O Campeonato Paranaense de futebol será disputado entre dez equipes, sendo nove jogos na primeira fase, quando se classificam os quatro primeiros para as semifinais

O Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, temporada 2021, deve dar o primeiro toque na bola no mês de agosto.

Na tarde de sexta-feira (18), representantes de clubes participantes e Federação Paranaense de Futebol (FPF) se reuniram virtualmente durante o Conselho Arbitral.

Segundo informações do Prudentópolis FC, clube da região Central, o certame tem previsão para começar em 29 de agosto; e término previsto para 10 de outubro. Claro que o cenário de pandemia pode influenciar nas datas, repetindo o que ocorreu na elite deste ano cuja edição ainda não acabou.

“O Campeonato será disputado entre dez equipes, sendo nove jogos na primeira fase, onde se classificam os quatro primeiros para as semifinais”, informa o Prude, destacando que somente as duas equipes que se classificarem à grande final vão carimbar as vagas do acesso à 1ª Divisão de 2022.

Confira os clubes: Apucarana Sports, Araucária, Iguaçu, Andraus, CE União, Verê, Independente FSJ, Nacional, Prudentópolis e PSTC.

Vale lembrar que o município de Guarapuava, diferentemente da temporada de 2020, não terá a participação de representantes na Segundona. No máximo, 3ª Divisão, com a possibilidade de duas agremiações defendendo o maior município do terceiro planalto paranaense.

FÓRMULA
Na 1ª fase, as equipes se enfrentam em turno único, com cinco mandos de campo para os dois clubes rebaixados da 1ª Divisão (CE União e PSTC) e para os três melhores colocados em 2020 (Apucarana Sports, Araucária e Prudentópolis).

As partidas acontecem às quartas-feiras e aos sábados. Os dois clubes que somarem o menor número de pontos nesta primeira fase, serão rebaixados à 3ª divisão. Os classificados para a segunda fase (semifinal) se enfrentam em jogos de ida e volta.

Grupo B – 1º Colocado x 4º Colocado;
Grupo C – 2º Colocado x 3º Colocado;

O vencedor de cada confronto conquista a vaga na final da competição e o acesso à 1ª Divisão de 2022. A 3ª fase (final) também será disputada em dois jogos, de ida e volta.

É praticamente o mesmo sistema utilizado na edição 2020 da Segundona, quando quatro clubes se classificaram às semifinais, em partidas de ida/volta.

TABELA
O Departamento de Competições da Federação Paranaense de Futebol, em breve, vai divulgar a Tabela, o Regulamento Específico e o Protocolo de Covid-19 para a disputa.

**************Matéria com acréscimo de informações (detalhes do sistema de disputa) às 10h, de 21/06/2021