Pedala Paraná une esporte e solidariedade no Parque do Lago, em Guarapuava

Um total de 86 atletas saíram da Rua Padre Salvatore Renna, no Parque do Lago, e percorreram seis quilômetros, trajeto este que incluiu os arredores da cidade e a região central

Na manhã deste domingo (26), Guarapuava sediou o Pedala Paraná Solidário, evento de ciclismo que visa a arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores que depois, serão distribuídos a instituições do município.

Um total de 86 atletas saíram da Rua Padre Salvatore Renna, no Parque do Lago, e percorreram seis quilômetros, trajeto este que incluiu os arredores da cidade e a região central.

“O evento é uma ação do Estado e muitas cidades têm participado. Esta é também, uma oportunidade de se fazer um mutirão solidário. Hoje, decidimos unir a competição de ciclismo com a campanha do Aquece Paraná. Com isso, buscamos aumentar o número de arrecadações para este inverno. O caminhão da Defesa Civil está aqui e são os voluntários que vão pegar esses cobertores, essas roupas, farão uma seleção para, em seguida, entregar para as pessoas que mais necessitam”, falou a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila.

Uma das participantes e incentivadoras da prática de esportes, Maristela Miraes, ciclista há quatro anos do grupo Brutas do Pedal de Londrina, veio a Guarapuava especialmente para participar da Pedalada. “Eu estava no turismo pelo meu Paraná que eu tanto amo. E, passando por Entre Rios, fiquei sabendo de hoje e vim participar. Estou muito feliz. É uma grandiosidade. Eu agradeço de coração”, falou empolgada.

Foto: Secom

O programa é promovido pelo Governo do Estado por meio da Superintendência de Esporte, em conjunto com a Superintendência de Ação Solidária e com apoio da Central Única das Favelas (CUFA) e da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Guarapuava.

No fim do evento, a ciclista Lediane Andrade Galvão, acompanhada de sua família, destacou a importância do evento para a saúde e para a solidariedade entre as pessoas. “Eu acho legal. É importante o incentivo ao esporte, além dessa ação solidária. Eu trouxe minhas duas filhas e o meu marido também. Porque é importante que elas vejam outras pessoas praticando esporte e cuidando da saúde”, considera.

Larissa, de 8 anos de idade, filha de Ledianae, disse que gostou do evento, principalmente porque é apaixonada por esportes. “Eu gosto muito de esportes, principalmente do ciclismo. Amo pedalar”, contou a criança.

O passeio durou cerca de 40 minutos. Os donativos eram entregues pelos participantes no ato da inscrição. A quantidade de roupas e cobertores arrecadados superou as expectativas, segundo os organizadores do evento. Alex Ferreira, músico, animou o passeio ciclístico. Houve distribuição de água e frutas para os participantes. No fim do encontro, houve o sorteio de brindes.