Paranaense 2023 inicia neste fim de semana

Distribuídos nas regiões Oeste, Norte, Noroeste, Campos Gerais, Litoral e Capital, os seis jogos desse pontapé inicial põem frente a frente os 12 clubes da elite do futebol profissional do Estado, na caminhada pelo título do principal campeonato

O principal campeonato de futebol profissional do Estado tem início neste fim de semana, com jogos nas regiões Oeste, Norte, Noroeste, Campos Gerais, Litoral e Capital.

É a edição 2023 do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão, que reúne a nata dos times na elite, promovendo o velho confronto entre as forças de Curitiba e os clubes do Interior.

Historicamente, o predomínio é da Capital em termos de conquistas; mas os “caipiras” costumam surpreender e beliscar alguns títulos.

Em 2022, o Maringá FC chegou perto ao se classificar para a decisão. Mas o Coritiba fez valer seu favoritismo e se tornou campeão.

Para este ano, o atual vice-campeão Dogão estreia neste sábado (14), às 18h30, em casa, no Estádio Regional Willie Davids, Noroeste do Estado. Na Cidade Canção, enfrenta o Foz do Iguaçu, que levou o troféu de campeão da Divisão de Acesso em 2022.

Já o Coxa recebe o Aruko Sports Brasil no Couto Pereira, em Curitiba, às 16h deste domingo (15). O Samurai Black é de Maringá e disputa pela primeira vez uma 1ª Divisão do Paranaense. O Aruko (pronuncia-se “Arukô”) foi fundado em 2020 e vive uma ascensão meteórica, subindo uma divisão por ano – foi vice da Segundona na temporada passada.

SÁBADO
No sábado (14), a 1ª rodada do Paranaense 2023 tem mais dois jogos, além de Maringá x Foz. Em Paranaguá, o Rio Branco é o anfitrião para o confronto contra o Athletico-PR na Estradinha, às 16h.

Às 18h30, FC Cascavel e São-Joseense medem forças no Oeste, no Estádio Regional Arnaldo Busatto, mais conhecido como Olímpico Regional.

DOMINGO
Além de Coritiba x Aruko, o domingo (15) reserva mais duas partidas desse pontapé inicial do campeonato. No Norte, Londrina e Azuriz Pato Branco se enfrentam no Estádio do Café, às 16h.

Mais tarde, às 18h30, a cidade de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, será palco para Operário Ferroviário x Cianorte FC, no Estádio Germano Krüger.

ATRATIVOS
Para 2023, os holofotes não estarão apenas na dupla Athle-Tiba – lembrando que o Paraná Clube terá de jogar a 2ª Divisão. O Cianorte, por exemplo, tem Alexandre Gallo, técnico com passagem pela Seleção Brasileira de base e grandes clubes do Brasil (principalmente quando foi jogador). Além dele, o Leão do Vale aposta no veterano atacante Zé Love, ex-companheiro de Neymar Jr. no Santos.

Já o Cascavel anunciou recentemente a contratação do atacante Rodrigo Gomes, o Rodrigão. Ele acumula passagens por Santos, Bahia, Ceará, Coritiba e outros grandes clubes brasileiros, sendo o último o Vitória, em 2022.

O Maringá tem o meio-campo Serginho (32 anos), que vestiu as camisas do Santos e do Palmeiras.

E o Londrina aposta em Edinho, filho do Rei Pelé, para dirigir os jogadores à beira do gramado.

TRANSMISSÃO
Sem TV aberta ou fechada, a transmissão dos jogos será via streaming pago, pela N Sports (smartv, smartphone, PC, tablet).

Deixe um comentário