Maringá e Coritiba revivem a velha rivalidade entre Interior e Capital no futebol estadual

Supremacia é inegável para o município de Curitiba, somando 95 títulos e 70 vice-campeonatos ao longo do Paranaense. Mas sempre que um time oriundo dos rincões do Estado consegue furar a hegemonia, é motivo de comemoração

A partir da noite desta quarta-feira (30 mar 2022), as equipes de Maringá FC e Coritiba revivem a velha rivalidade entre Capital e Interior no centenário Campeonato Paranaense.

A supremacia é inegável para o município de Curitiba, somando 95 títulos e 70 vice-campeonatos. Mas sempre que um time oriundo dos rincões do Estado consegue furar a hegemonia, é motivo de comemoração.

O último triunfo no duelo ocorreu em 2015, quando o Operário Ferroviário (de Ponta Grossa, nos Campos Gerais) derrotou o Coxa. Mas, no ano passado, deu “final caipira”, com o Londrina levantando o troféu diante do FC Cascavel. No total, o Interior tem 14 canecos, graças aos times dos municípios de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranavaí, Telêmaco Borba, Cascavel, Irati e Cornélio Procópio.

Aliás, a Cidade Canção viveu momentos de glória com duas reencarnações do GEM, somando três títulos (1963, 1964, 1977). Curiosamente, quase sempre em cima de equipes curitibanas. É um motivador a mais para o Dogão, que chega a sua segunda final de 1ª Divisão em toda a sua curta história (fundação em 2010). A outra foi em 2014, quando perdeu nos pênaltis para o Londrina, eterno rival da cidade de Maringá.

A primeira partida da final entre o Tricolor maringaense e o Alviverde curitibano será nesta quarta-feira (30), às 20h, no Estádio Regional Willie Davids. Na tarde de hoje (29), o MFC informou que todos os ingressos estão esgotados.

O jogo da volta será no domingo (3 abr 2022), às 16h, no Couto Pereira. Segundo o regulamento, será considerado campeão o clube que somar o maior número de pontos ao final da segunda partida, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase. Mas caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, a decisão será nos pênaltis.

HISTÓRICO
Disputada em turno único, a 1ª fase do Paranaense 2022 promoveu apenas um embate entre Maringá e Coritiba. Ocorreu em 6 de março, quando o Coxa venceu pelo placar de 3 a 1, em Curitiba.

Já na edição de 2021, novo triunfo alviverde (1 a 0), em Maringá, pela 1ª fase. Mas enquanto o Coritiba não conseguiu a classificação para o restante do campeonato, o Dogão passou para as quartas de final, caindo diante do FC Cascavel.

E, na campanha de 2014, a antiga Zebra (mascote que era utilizado pela equipe da Cidade Canção naquela época) passou pelo Coxa na semifinal (uma vitória e um empate) e enfrentou o Londrina na grande final.

Deixe um comentário