Jovens guarapuavanos participam das finais dos Jogos da Juventude do Paraná
Etapa ocorre em Londrina. Atletas de Guarapuava participaram de três modalidades no último fim de semana
Atletas guarapuavanos participaram da abertura das finais dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), que começaram na última sexta-feira (29 de setembro). A abertura foi no Ginásio de Esportes Professor Darci Cortez, em Londrina. A cerimônia marcou o início do primeiro de dois emocionantes fins de semana da última etapa do JOJUPS, reunindo 2.305 atletas de 83 municípios e 233 equipes.
Nessa primeira etapa das finais, os jovens atletas de Guarapuava competiram em diversas modalidades, incluindo xadrez, handebol e tênis de mesa.
“É fundamental destacar a importância do nosso pessoal, especialmente os jovens que representam a base de Guarapuava. Esses talentosos atletas provêm das nossas escolinhas esportivas do Projeto Esporte Futuro, onde estão adquirindo valiosa experiência. Acreditamos que no próximo ano veremos resultados ainda melhores”, ressaltou o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira.
XADREZ
No xadrez, Guarapuava participou nas categorias masculina e feminina. O jovem atleta Leonardo Popovicz, com apenas 10 anos de idade, se tornou o integrante mais jovem da competição, disputando as provas de xadrez relâmpago e rápido.
Na categoria feminina, a equipe de Guarapuava, composta pelas enxadristas Ana Paula Marques, Julia Rolão, Luiza Akemi Godofredo e Priscila Taborda, conseguiu a 12ª colocação por equipe, perdendo a medalha de bronze no último confronto contra Campo Mourão. Além disso, foram alcançados resultados individuais notáveis, como a sétima colocação no Xadrez Rápido por Ana Paula Marques e o sexto lugar no tabuleiro 2 no Xadrez Convencional por Julia Rolão.
O técnico da modalidade, Sandro Popovicz, elogiou o desempenho dos atletas, destacando que os resultados superaram as expectativas, especialmente considerando que foi a primeira participação desses jovens nos Jogos da Juventude, uma competição conhecida pelo alto nível técnico, com a presença de mais de 200 jogadores.
Os atletas fazem parte da Escolinha de Xadrez desenvolvida pela Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava, e as aulas e treinos são realizados na Sociedade Esportiva Atalaia e na Casa da Cultura.
HANDEBOL FEMININO
No handebol feminino, as meninas de Guarapuava, sob a liderança do técnico Roosevelt Marques, fizeram dois bons jogos. No entanto, na sexta-feira (29), a equipe de Goioerê superou as guarapuavanas em uma partida emocionante que terminou com um placar apertado de 12 a 13. No dia seguinte (30), as atletas de Guarapuava voltaram à quadra, dessa vez contra Londrina. O jogo ficou em 22 a 24.
TÊNIS DE MESA
Também houve participação no tênis de mesa. Na categoria equipe, o time feminino de Guarapuava ficou com a 7ª colocação. Já na individual, Emanoel Amaral Kurhan ficou em 25° lugar. Enquanto isso, Bianca Machado Camargo chegou à 24ª posição e Natalia A. Rickli ficou com a 26ª colocação.
Os Jogos da Juventude do Paraná continuam no fim de semana dos dias 19 e 22 de outubro.