Ifad Guarapuava disputará Sub-16 do Paranaense a partir de 1º de outubro

Formado com maioria de jogadores de fora, o time guarapuavano tem Gregory Matheus em seu comando técnico. Na competição estadual, a disputa será no Grupo E, contra Operário Ferroviário, Associação Sete, Pitanga e A. E. Danúbio

A Ifad Guarapuava disputará o Paranaense Sub-16 em 2023, a partir de 1º de outubro, com previsão de término em 3 de dezembro.

O representante guarapuavano jogará no Grupo E contra Operário Ferroviário (Ponta Grossa), Associação Sete (Dois Vizinhos), Pitangão Esporte Clube (PEC) e A. E. Danúbio (do distrito de Entre Rios, em Guarapuava).

Já o trabalho com os atletas vem sendo feito sob comando do técnico Gregory Matheus, que está há três meses no clube. A princípio, ele chegou como preparador físico. “Com a saída do técnico, que teve a passagem e competiu com eles no campeonato Sub-17, eu acabei assumindo essa parte. Estou como treinador do Sub-16”, acrescentando que também acumula a função de preparador físico do Sub-20.

Aliás, é a sua primeira vez como técnico de uma equipe em um Campeonato Paranaense a partir do zero. Antes, ele havia sido interino duas vezes no Batel: em 2021, pelo Sub-17, e em 2022, Sub-20, ambos no Estadual.

Conforme o professor, a equipe Sub-16 da temporada de 2023 tem de três a quatro peças de Guarapuava, sendo que o restante é formado por meninos de fora. “É um trabalho um pouco diferente. Como a gente sempre conversa com o professor Eduardo a nossa metodologia”, referindo-se à sintonia com o técnico do Sub-20, Eduardo da Cruz. Em outras palavras, é um método que segue as categorias de base até o profissional.

Gregory conta que a filosofia de jogo se pauta pelo ataque em velocidade e recomposição na mesma toada.

Gregory Matheus também é preparador físico do Sub-20, trabalhando em sintonia com o técnico Eduardo da Cruz (Foto: Cristiano Martinez)

CAMPEONATO
Em relação ao Paranaense Sub-16, o técnico da Ifad avalia que o Fantasma de Vila Oficinas já seria o adversário mais forte. “Até nas duas outras oportunidades que eu tive no Sub-17, Sub-20, sempre acabamos pegando na mesma chave, é uma equipe forte. A equipe do Danúbio também é uma equipe bem estruturada, bem forte”.

Segundo ele, a expectativa é passar da 1ª e 2ª fases, para chegar à etapa eliminatória e começar um campeonato “zerado”, com novo pensamento, sem possibilidade de derrota. “O nosso principal objetivo é chegar nesse mata-mata e avançar o mais longe possível, tentando bater de frente com as equipes grandes, como Operário e Coxa”.

LOCAL
Como os jogos não poderão ser feitos no gramado sintético do Centro de Treinamento da Ifad (antigo campo da R9), no Boqueirão, o time Sub-16 jogará no tradicional Estádio Waldomiro Gelinski (WG), onde a grama é natural.

Por isso, Gregory Matheus avisa que, em breve, os treinos terão de ser feitos no WG, para os meninos se aclimatarem ao piso onde a bola vai rolar. “Porque é muito diferente você treinar numa grama sintética e lá uma grama natural. É um trabalho bem diferente, da velocidade de bola, tudo que engloba futebol. Mas a gente partindo para lá, dias de jogos são dias de guerra”.

ESTREIA
Na estreia, a Ifad enfrentará o Danúbio, no Complexo Esportivo Danúbio, dia 1ª de outubro (domingo), às 10h.

No mesmo dia e horário, Operário e Associação Sete vão duelar em Ponta Grossa, no CT da Uepg. Nessa 1ª rodada, o Pitangão EC vai folgar.

Já na 2ª rodada, a Ifad jogará no Waldomiro Gelinski, dia 8 de outubro, às 10h, contra o Operário.

Deixe um comentário