Federação adia jogos e competições do futebol em 2021

Medida foi tomada nesta semana por meio do dispositivo “Ato da Presidência”. A motivação para essa mudança é o cenário de propagação e contaminação em massa, decorrente da pandemia de Covid-19. Inclusive, está em vigor um decreto estadual que suspende as atividades não essenciais

O calendário de futebol da temporada 2021 está, por enquanto, adiado no Paraná. Pelo menos, as competições organizadas pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Tendo em vista o risco de propagação e contaminação em massa, decorrente da pandemia de Covid-19 (Coronavírus), a entidade resolveu adiar para o segundo semestre deste ano, por meio do dispositivo “Ato da Presidência”, o pontapé inicial dos seguintes campeonatos: Copas 14 e 16 Femininas; Paranaense de Futebol Sub-15; Paranaense de Futebol Sub-17; Paranaense de Futebol Sub-19; e Amador da Capital – Série B Adulto e Juvenil.

Em relação ao Sub-19, antes mesmo da entrada em vigor do decreto estadual (que suspende as atividades não essenciais em todo o Paraná) já havia uma movimentação nos bastidores para adiar a competição, inicialmente marcada para meados deste mês de março.

O Sub-19 da Associação Atlética Batel estava em pré-temporada desde o dia 18 de janeiro. Sob o comando do técnico Rocha, que é também diretor de Futebol do profissional batelino, os “Meninos da Baixada” trabalhavam diariamente no Estádio Waldomiro Gelinski. Mas, com decretos estadual e municipal de prevenção à Covid-19 em vigor, o clube suspendeu os trabalhos até 8 de março – isso caso não ocorra prorrogação do período de “lockdown”.

PROFISSIONAL
Em relação ao futebol profissional, a FPF adiou o início do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 2ª Divisão – Temporada 2021 para o segundo semestre.

Desse modo, essa Divisão de Acesso e a 3ª temporada vão ocorrer na segunda metade do ano. Mas, claro, provavelmente em períodos diferentes, como foi em 2020. O Batel deve disputar a Terceirona, em busca do retorno à 2ª Divisão.

E, na elite profissional, a Federação utilizou Nota Oficial para comunicar que a 3ª Rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão – Temporada 2021, que deveria ocorrer nos dias 6 e 7 de março de 2021, foi adiada. “Informa que nova data para a realização das partidas será oportunamente marcada pelo Departamento de Competições da Entidade”, finaliza o texto.

Vale lembrar que a 1ª rodada ocorreu no último final de semana (dias 27 e 28 fevereiro) em meio a mudanças de última hora. Até agora, apenas duas partidas foram disputadas: Cianorte 1 x 0 Athletico e Operário 1 x 1 Azuriz.

DECRETO
Desde a zero hora do dia 27 de fevereiro, todo o Paraná está sob o decreto número 6.983/2021, que determina, entre outras ações, a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Estado. O documento tem validade até as 5 horas do dia 8 de março, podendo ser prorrogado ou não, a depender do comportamento da pandemia no território paranaense durante o período.

A medida tomada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior se deve à súbita elevação dos índices relacionados à doença, com a proximidade de um estrangulamento no sistema público de saúde.