Danúbio estreia na Taça Paraná Juvenil no domingo (2)

O time de Entre Rios joga em casa contra o Rosário Central de Colombo; o técnico Rodrigo Stasiak (Toco) falou com o CORREIO sobre a preparação do time

Após um período de indefinição, a Taça Paraná Juvenil deve iniciar neste final de semana e com a participação de um time de Guarapuava. Comandada pelo técnico Rodrigo Stasiak (43 anos), o Toco, a Associação Esportiva Danúbio, time de Entre Rios, vai estrear no domingo (2), às 15h30, contra o Rosario Central jogando em casa.

Em entrevista ao CORREIO, Rodrigo explicou porque o torneio terá início somente agora, quando a categoria adulta estreou em fevereiro. “Algumas equipes acabaram desistindo devido a esse tempo, esse imbróglio na parte jurídica da Federação, devido a equipe do Atlético Nacional, de Curitiba, ter entrado com um recurso junto à Federação para disputar”, comentou.

Segundo ele, pela regra da competição, o último campeão tem o direito de jogar no ano seguinte. A última edição ocorreu em 2019 com o Atlético Nacional sendo o vencedor. No entanto, nos três anos seguintes não houve disputa da Taça Paraná por causa da pandemia. “Essa foi a alegação do Atlético Nacional. Ele é o último campeão e a Federação não entendeu assim, não cedeu a vaga para eles e eles entraram com recurso no STJD [Superior Tribunal de Justiça Desportiva] e acabaram por último perdendo esse recurso e não conseguindo a vaga”, afirmou Rodrigo.

Durante o tempo em que o pedido do time de Curitiba corria no Tribunal Desportivo, outros três times desistiram da disputa, o Trieste, o Três Jardins e o Desportivo Paranaense, ou seja, apenas quatro equipes vão jogar a Taça Paraná, o AD Independente (Campo Largo/São Mateus do Sul), o Parma FC (São José dos Pinhais), o AE Rosário Central (Colombo) e o Danúbio.

Amistoso contra o Cascavel (Foto: Rodrigo Stasiak)

PREPARAÇÃO
Antes de entrar em campo no Complexo Esportivo, o Danúbio vem se preparando com uma série de amistosos com equipes que vão disputar o Campeonato Paranaense Sub-17. “A preparação acabou ficando mais longa do que o planejado, então proporcionou para a equipe fazer alguns jogos amistosos. A gente foi até Ponta Grossa, fizemos amistoso contra o Operário. Fomos até Irati, também contra o Iraty, contra a equipe do FC Cascavel e fizemos amistoso contra a equipe do Batel. Equipes fortes, então a preparação foi boa. A gente conseguiu preparar bem a equipe, temos um elenco jovem, porém, um elenco bom”, contou Toco, que espera contar com pelo menos 20 atletas no Torneio.

De acordo com o treinador, alguns jogadores são de Entre Rios e outros de Guarapuava e região. “É um selecionado da região e esperamos estrear com força total no final de semana. Queremos usar o fator casa para impor o nosso ritmo. Fizemos os últimos testes físicos hoje [27], a equipe está bem fisicamente, está no seu melhor momento do ano”, destacou.

O professor lembra que as outras equipes poderão se reforçar com atletas dos times desistentes, aumentando a dificuldade ao longo da disputa pela Taça da qual o Danúbio chegou perto em 2019 quando foi vice-campeão. “Temos a consciência disso, que pelo fato de terem só quatro equipes o nível aumentou, ficou mais alto e respeitamos o adversário, mas sabemos que estrear em casa, com o pé direito pra competição é muito bom. Vamos dar o nosso máximo, estamos bem focados nisso”.

O treinador garante que jogando em casa a tendência é fazer uma marcação forte, não deixar o adversário com a posse de bola, tentar roubar a bola o mais rápido possível e aí sim criar as oportunidades para transformar em gols.

JOGOS
Depois de estrear diante do Rosário Central no Complexo Esportivo Danúbio, o time de Entre Rios vai jogar contra o Independente, na sequência o Parma. Depois, ocorre o returno com partidas contra Independente, Parma e Rosário Central, nesta ordem. Na primeira fase serão três jogos em casa.

Deixe um comentário