Corrida da Vida “Doe Sangue” chega a 6ª edição em apoio ao Hemocentro de Guarapuava

O evento esportivo e solidário ocorre no domingo (7); a ação incentiva a doação de sangue e a prática esportiva

O incentivo a doação de sangue será novamente destacado na Corrida da Vida “Doe Sangue” que em 2023 chega a sua 6ª edição. A competição será neste domingo (7) e deve contar com uma grande participação de atletas de diversas idades. O percurso é de 5km com saída e chegada no Hemocentro Regional de Guarapuava, no bairro Trianon. 

O professor José Carlos Varela, um dos organizadores da corrida através da Varela Esporte – Assessoria Esportiva, afirmou ao CORREIO que o objetivo é conscientização na doação de sangue no Hemocentro de Guarapuava. “É alusivo, ele não é obrigatório, mas faz uma conscientização que quem não é doador, que doe, e que quem não está doando, que faça aquela rotina, que o pessoal ajude outras pessoas dessa forma, através do esporte. Muitos atletas são doadores e muitos não são”, comentou. 

Ainda segundo ele, são esperados cerca de 120 atletas, mas a mensagem de incentivo a doação deve chegar a muitas outras pessoas. “Tem as famílias que vão, pai, mãe, filho, isso gera uma consciência em umas 500 pessoas e isso um vai passando para o outro boca a boca. É  nesse sentido a importância”, destacou, lembrando que há inclusive participação de atletas de outros municípios.

Em 2019, por exemplo, houve participação de atletas de Curitiba, Pinhão, Mirandópolis (SP), Videira (SC), Prudentópolis, Pitanga e Laranjeiras do Sul. 

Para o diretor do Hemocentro de Guarapuava, Fernando Guiné, a 6ª Corrida da Vida “Doe Sangue” é um estímulo e ao mesmo tempo um agradecimento às pessoas que têm a condição de fazer a doação de sangue. “É uma valorização da saúde. Ela é aberta não só para doadores, mas também para aquelas pessoas que queiram estar conosco, que eventualmente por algum motivo não possam doar sangue, mas que possam participar da corrida, então é uma movimentação de atletas, de pessoas, de organizadores, para que isso chame atenção da conscientização da importância da doação de sangue através também do esporte”, frisou Guiné.

Ele reitera que a realização do evento é uma parceria que já vem acontecendo há alguns anos, com a Varela Esporte e com toda a imprensa. “Isto nos proporciona uma condição de visibilidade também através do esporte em torno do trabalho do Hemocentro Regional de Guarapuava. Então é um momento esportivo que visa a conscientização em torno da importância da doação de sangue”.

CORRIDA

A largada será às 8h15, na rua Afonso Botelho, seguindo pelas ruas Brigadeiro Rocha, XV de Novembro, Pedro Siqueira, Rosa Laura de Siqueira, Domingos Marcondes,  Brigadeiro Rocha, 17 de Julho, Capitão Argílio Ferreira e novamente na Afonso Botelho, chegando em frente ao Hemocentro. 

DOAÇÃO

Para doar sangue no Hemocentro Regional de Guarapuava é preciso ligar e passar por uma triagem. Depois disso, a unidade agenda o dia e horário e presta todas as informações sobre a doação ao doador. Os telefones  para contato são (42) 3622-2819 | (42) 3622-3790

Deixe um comentário