Com dez clubes, 2ª Divisão do Paranaense em 2023 deve começar em 30 de abril

Assim como no ano passado, a 2ª Divisão estadual terá a 1ª fase disputada em turno único. Ao final, as duas equipes que somarem o menor número de pontos (9º e 10º colocados) serão rebaixadas

Último degrau antes da elite do futebol profissional no Paraná, a 2ª Divisão (ou simplesmente Divisão de Acesso) deu seu primeiro passo na tarde desta terça-feira (14).

Representantes dos dez clubes participantes e Federação Paranaense de Futebol (FPF) se reuniram, de maneira online, para o arbitral da 2ª Divisão do Campeonato Paranaense 2023.

De maneira geral, o encontro virtual serviu para definir a disputa da competição. A bola começa a rolar pelos gramados do Estado em data provável de 30 de abril, sendo que o campeão deve ser conhecido em 23 de julho.

Confira os participantes da Segundona deste ano:

AA Iguaçu (de União da Vitória)

Andraus Brasil (Campo Largo)

Araucária ECR

Apucarana Sports

EC Laranja Mecânica (Arapongas)

Grêmio de Esportes Maringá

Paraná Clube (Curitiba)

Patriotas FC (Curitiba)

PSTC (Londrina)

Toledo EC

Segundo informações, o Araucária ECR foi convocado a participar da disputa após o CE União (de Francisco Beltrão) pedir licença na FPF. Em 2022, o Cacique ficou em 3º lugar na 3ª Divisão; o campeão foi o Grêmio Maringá, tendo o Patriotas como vice.

Aliás, o ano passado marcou a volta do Galo do Norte a competições oficiais. Fundado nos anos de 1970, foi campeão paranaense em 77. Mas passou por crises e ficou fora do cenário esportivo por mais de 20 anos, retornando em 2022 aos campeonatos de base e profissional.

Já o Patriotas é um time jovem, criado em 2020. Vive ascensão recente no futebol estadual, com planos de crescimento.

E o Paraná Clube é aquele mesmo que chegou a dominar o futebol do Estado nos anos de 1990/2000, formando o chamado Trio de Ferro da Capital junto com Coritiba e Athletico. Mas hoje o Tricolor vive crise sem fim e foi rebaixado em 2022 no Paranaense. Na cena nacional, a Gralha não tem calendário, nem mesmo para a Série D do Brasileirão.

FÓRMULA
Assim como no ano passado, a 2ª Divisão estadual terá a 1ª fase disputada em turno único. Ao final, as duas equipes que somarem o menor número de pontos (9º e 10º colocados) serão rebaixadas. Já os quatro primeiros colocados avançam à fase semifinal, que será disputada da seguinte forma, em jogos de ida e volta:

Grupo B – 1º Colocado x 4º Colocado;
Grupo C – 2º Colocado x 3º Colocado;

Os dois clubes com melhor classificação, seguem à final, que será disputada em jogos de ida e volta.

Grupo D – 1º Colocado do Grupo B x 1º Colocado do Grupo C.

Os dois finalistas garantem acesso ao Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 2024.

****Com informações de www.federacaopr.com.br

Deixe um comentário