Com apoio do Governo, Rally Transparaná tem largada em Foz do Iguaçu e percorre 60 cidades do Estado

Maior competição off-road da América Latina, o rally é uma ação dos Jogos de Aventura e Natureza. A largada será na próxima terça-feira (1º) e a chegada em Curitiba, no dia 5. Competição vai incrementar o turismo do Estado

O setor de turismo de Foz do Iguaçu e de 60 cidades do Estado será movimentado pelo 28º Rally Transparaná, uma das maiores competições off-road da América Latina. A largada será terça-feira (1º mar 2022) no Movie Cars Entretenimento, em Foz.

O Rally Transparaná é organizado pelo Jeep Clube de Curitiba, com apoio do Governo do Estado, e faz parte das ações dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. Serão 136 jeeps percorrendo 1.330 quilômetros de Foz do Iguaçu até Curitiba. Somadas as motocicletas, que participam pela primeira vez e têm circuito de 1.421 quilômetros, serão abrangidas 60 cidades do Estado.

O trajeto de veículos terá como início e fim de trecho as cidades de Foz do Iguaçu, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Imbituva, com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no sábado, 5 de março. As categorias dos jeeps são o Rally 4×4, Passeio Adventure e Trilha 4×4.

O superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou a importância da competição para a economia do Estado. “O Transparaná é o rally mais antigo do País. É uma força muito grande no esporte e no turismo, além de ser um evento que prestigia os municípios e valoriza as belezas naturais”, disse Wirbiski. “Este ano ganhamos corpo com a inclusão de motos e bicicletas. É um sucesso, estamos mais uma vez fomentando o turismo por meio do esporte”.

O diretor-geral da competição e representante do Jeep Clube de Curitiba, Vinícius Gunha (Gallo), disse que a expectativa é muito positiva. “Serão seis dias de evento, com cinco dias de prova, o que torna o Transparaná o maior rally de regularidades das Américas”, disse ele. “Este ano também teremos a categoria motos, tornando o evento ainda mais importante. O principal é a junção do esporte, turismo e distribuição de renda no nosso Estado”.

MOTOS
As motos estão divididas nas categorias Moto Competição Big Trail e Moto Passeio. O percurso também inicia em Foz do Iguaçu, tendo como pontos de destino as cidades de Guaíra, Maringá, Guarapuava, Telêmaco Borba e Curitiba, num percurso total de 1.421 quilômetros. Até o momento, 80 motociclistas estão confirmados. Segundo Eduardo Saçaki, coordenador de esportes de motor da Superintendência do Esporte, a inclusão das motos na competição vai despertar novos talentos e abrirá fronteiras. “Além disso, trará benefícios para os municípios que fazem parte do trajeto”, disse ele.

“A Federação Paranaense de Motociclismo permitiu a inscrição por trechos, facilitando a participação de mais motociclistas, já que para percorrer todo o trecho do rally, a pessoa deve estar muito bem preparada fisicamente”.

BICICLETAS
Na manhã do próximo sábado (5 mar 2022) em Curitiba, no Palácio Iguaçu, 200 ciclistas participarão de uma prova de circuito. Para participar basta fazer a inscrição. Na parte da tarde, acontece o passeio ciclístico Tour Pedala Curitiba. A saída é na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, a partir das 14 horas, com o destino final no Palácio Iguaçu.

AÇÃO SOCIAL
A abertura do evento acontece na segunda-feira (28), com o encontro de todos os competidores, quando serão entregues os mapas, o regulamento e as características de cada etapa. Todos os veículos inscritos passarão por uma vistoria e receberão seus kits de adesivagem e identificação. No ato de confirmação da inscrição, cada equipe fará a doação de uma cesta básica, que será entregue a uma instituição social de Foz do Iguaçu, e também para os municípios do trajeto da competição.

Deixe um comentário