Clube de Arapongas é o novo filiado à FPF

A filiação do Esporte Clube Laranja Mecânica se soma a mais três clubes profissionais que surgiram recentemente no cenário estadual: Guarapuava Futebol Clube, Aruko Esportes Brasil e Patriotas Futebol Clube. A princípio, estes três últimos devem participar da 3ª Divisão no segundo semestre

O futebol paranaense tem uma nova equipe profissional filiada à Federação Paranaense de Futebol (FPF). Trata-se do Esporte Clube Laranja Mecânica, de Arapongas (região Norte do Estado).

A entrada da agremiação araponguense consta no Ato da Presidência nº 19/2021, publicado em 12 de abril. Com isso, assegura-se ao clube “o direito de participar dos campeonatos profissionais e de categorias de base, patrocinados por esta Federação Paranaense de Futebol, desde que formalmente requerido e após análise de existência de vaga e atendimento às exigências do Estatuto da Federação Paranaense de Futebol e seus regulamentos”, diz o artigo 1º do edital.

Aliás, essa informação já está na página oficial que o EC Laranja Mecânica Arapongas mantém nas redes sociais. Segundo seu site, o clube foi fundado em 2007. “A intenção do clube de futebol é triangular, com formação de futebol, desenvolvimento social e econômico”.

Inclusive, a explicação do curioso nome pode ser atribuída às origens, pois os fundadores do projeto são oriundos da Holanda, região que pertence aos Países Baixos na Europa. “A filosofia tem suas raízes na formação de base na Holanda, considerada a melhor do mundo”, diz um texto institucional, acrescentando que o clube araponguense tem vários jogadores em clubes profissionais no Brasil e no exterior.

Vale lembrar que o termo “Laranja Mecânica” é utilizado até hoje para se referir à Seleção Holandesa de futebol. A explicação está na Copa do Mundo da Alemanha de 1974, quando a geração de Johan Cruyff encantou o mundo com seu Futebol Total, em que todos marcavam e atacavam. Esse selecionado ganhou o apelido de Laranja Mecânica em homenagem à cor da camisa e ao nome do filme de Stanley Kubrick.

Ao que tudo indica, o EC Laranja Mecânica Arapongas é um time formador, pois aposta em jogadores jovens e peneiradas. Recentemente, seu elenco fez um jogo-treino contra o Maringá FC (equipe da 1ª Divisão do Paranaense). Vitória do Dogão (1×4).

“Foi um jogo interessante para nossos meninos”, comentou o coordenador técnico no clube de Arapongas, professor Rogerio, via assessoria. “Estamos com um elenco jovem e talentoso. Com este tipo de jogo avaliamos melhor ainda os atletas”.

NOVOS
A filiação do Laranja Mecânica se soma a mais três clubes profissionais que surgiram recentemente no cenário estadual: Guarapuava Futebol Clube, Aruko Esportes Brasil e Patriotas Futebol Clube.

Enquanto a filiação do Patriotas saiu em 18 de dezembro de 2020 (por meio do Ato da Presidência nº 45/2020), a do Aruko foi em 27 de janeiro de 2021 (Ato da Presidência nº 04/2021). O primeiro é um clube sediado na capital Curitiba, o segundo fica em Maringá (Noroeste).

Já o Guarapuava FC ainda não apareceu no site da FPF, mas seu presidente, Paulo Vogt, disse em entrevista recente ao CORREIO que o clube guarapuavano está garantido. O planejamento para 2021 é disputar categorias de base e a 3ª Divisão no profissional.

Desse modo, o Lobo será um dos adversários do Aruko, time com investidores japoneses que declarou à imprensa maringaense o desejo de participar da Terceirona 2021, com objetivo de acesso. Em postagem de janeiro, o Patriotas estava com seleção de jogadores jovens para disputar essa competição.

A previsão é de que o campeonato profissional inicie no segundo semestre deste ano. Porém, ainda sem data definida para o arbitral, momento em que os clubes decidirão o pontapé inicial e a fórmula de disputa. Por sua vez, todas as categorias de base (Sub 17, Sub 19 etc.) ficaram também para a segunda metade de 2021.