Calendário prevê competições profissionais e de base no futebol paranaense para 2021

No entanto, promete ser um ano de incertezas. Ainda não se tem conhecimento, por exemplo, se a pandemia de covid-19 poderá suspender novamente as competições esportivas. E, até o momento, não se sabe se os estádios terão liberação para a presença de torcida

A princípio, a temporada paranaense de 2021 terá campeonatos no futebol profissional (três divisões) e nas categorias de base. Recentemente, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou o futuro calendário de competições.

No entanto, promete ser um ano de incertezas. Ainda não se tem conhecimento, por exemplo, se a pandemia de covid-19 poderá suspender novamente as competições esportivas. E, até o momento, não se sabe se os estádios terão liberação para a presença de torcida – em 2020, as arquibancadas estiveram vazias no período de retomada, impactando financeiramente na receita dos clubes.

Com ou sem fatores externos, o certo é que o futebol profissional paranaense deve iniciar em 28 de fevereiro, com a 1ª rodada do Campeonato Paranaense da 1ª Divisão. A previsão é de término em maio.

Em 25 de abril, os clubes da 2ª Divisão entram em campo para o seu campeonato, cuja duração deve se estender até agosto. O representante da região Centro-Sul será o Prudentópolis FC, que neste ano parou na 1ª fase em seu sonho de retornar à elite do futebol estadual.

Já a 3ª Divisão será entre agosto e novembro. A Associação Atlética Batel (de Guarapuava) deve participar desta edição, após o rebaixamento sofrido em 2020.

BASE
No caso das categorias de base, o Paranaense Sub-19 programou o pontapé inicial para 13 de março. O término será em setembro. Ao que tudo indica, o Rubro-Negro da Baixada estará com um time em campo. Inclusive, o finalzinho de 2020 foi dedicado a selecionar garotos e promover treinos, que devem ser retomados no começo de 2021.

Por sua vez, o estadual do Sub-17 disputará seus jogos entre abril e novembro; e o Sub-15, mesmo período.

No segundo semestre, estão reservadas datas para Copa 14 e Copa 16 (masculino), nos meses de setembro, outubro e novembro. E as Copas 11, 12 e 13, de agosto a outubro.

FEMININO
O futebol no Paraná não vive apenas da categoria masculina. No feminino, as jogadoras têm três competições em vista.

De julho a outubro, rola o Campeonato Paranaense de Futebol Feminino; e, de abril a junho, Copa 14 e Copa 16.

Treino no Estádio Waldomiro Gelinski em 2020. O Batel deve jogar a 3ª Divisão e o Sub-19 em 2021 (Foto: Arquivo/Correio)

AMADOR
O calendário de atividades no segmento de futebol amador também já foi definido pela FPF para 2021.

Segundo o documento, o Campeonato Amador da Capital Série A – Adulto e Juvenil será jogado de agosto a dezembro de 2021.

Mas antes, de março a julho, rola o Campeonato Amador da Capital Série B – Adulto e Juvenil.

ARBITRAL
Vale lembrar que, antes do início das competições, é preciso realizar a respectiva reunião do Conselho Arbitral. É neste momento que clubes e Federação definem a fórmula de disputa.

Em dezembro deste ano, os participantes bateram o martelo em relação ao Paranaense da 1ª Divisão de 2021. Já a Segundona e a Terceirona, no profissional, ainda aguardam pelo seu correspondente congresso técnico, que será realizado apenas no próximo ano.

O mesmo vale para as categorias de base, que ficam à espera de editais da FPF convocando à reunião.