Batel tem mais dois jogos na 1ª fase para garantir classificação às semifinais da Terceirona 2022

O Rubro-Negro de Guarapuava tem um compromisso em casa e outro fora para buscar vitórias e voltar ao G2. Aliás, neste momento está a um ponto de entrar novamente na zona de qualificação à 2ª fase

Na reta final da 1ª fase do Campeonato Paranaense da 3ª Divisão 2022, o Batel tem só mais dois jogos no Grupo A para somar pontos e garantir a classificação às semifinais.

O Rubro-Negro de Guarapuava tem um compromisso em casa e outro fora para buscar vitórias e voltar ao G2. Aliás, neste momento está a um ponto de entrar novamente na zona de qualificação à 2ª fase.

O primeiro adversário do “sprint final” será o Hope Internacional (que está na vaga do antigo Grecal), no próximo domingo (16 out 2022), às 15h30, no Estádio Waldomiro Gelinski (WG), em casa. É uma partida válida pela 4ª rodada do returno.

Se for levar em conta o retrospecto de 2022, o time batelino tem tudo para conseguir os 3 pontos. Em 11 de setembro, os comandados do técnico Dudu Sales ganharam de 1 a 0, em duelo da 4ª rodada do 1º turno, no Estádio Atílio Gionedis, município de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba).

Mas é preciso ressaltar que, no WG, o Batel tem apenas uma vitória (em cima do Iraty SC) na edição 2022 da Terceirona. O restante é formado por três empates (Araucária, SC Campo Mourão e Patriotas) e nenhuma derrota em seus domínios.

Depois, o representante guarapuavano joga fora contra o Sport mourãoense, dia 23 de outubro (domingo), às 15h30, encerrando sua participação na 1ª fase. O local e a cidade desse confronto ainda não foram definidos pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), até a manhã desta terça-feira (11). Vale lembrar que o Campo Mourão não tem exercido seu mando de campo na cidade natal, tendo de jogar em municípios como Irati, Curitiba e até mesmo Guarapuava.

CONTAS
Com 15 pontos somados em oito embates (4 vitórias, 3 empates e uma derrota), o Batel precisa vencer seus dois últimos compromissos no Grupo A e torcer por um tropeço de Araucária e Patriotas, ambos com 16 pts cada, para entrar no G2 e passar às semifinais. É um campeonato disputado ponto a ponto.

Segundo o regulamento, classificam-se para a 2ª fase os dois primeiros colocados de cada grupo (1º e 2º colocados), considerados os resultados obtidos exclusivamente nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos no RGCP/2022.

Assim, os quatro clubes classificados na 1ª fase formarão os Grupos “C” e Grupo “D”, com jogos de ida e volta. Ou seja, o campeonato passa para o sistema de mata-mata.

ELIMINADOS
Com apenas seis pontos em jogo na reta final da Terceirona, os times de Hope (7 pts), Iraty (7 pts) e Campo Mourão (6 pts) estão eliminados, tendo de apenas cumprir tabela nos dois últimos jogos do returno.

Grêmio Maringá é líder isolado do Grupo B (Foto: Odair Figueiredo)

GEM
No Grupo B, a situação está mais definida em relação ao Grêmio Maringá (23 pontos), que se mantém na liderança absoluta e é o único invicto de toda a competição.

Em 2º lugar, aparece o Arapongas (20 pts), mas que tropeçou na rodada passada e vem sendo seguido de perto pelo Nacional (14 pts). Aliás, o time de Rolândia tem uma partida a menos.

Coladinho, em 4º lugar, figura o Paranavaí (13 pts), ainda com chances matemáticas. Em resumo, três participantes brigando por uma vaga.

Já REC (10 pts), Cambé (8 pts) e Portuguesa Londrinense (3 pts) não conseguem mais alcançar o Arapongas, pois só tem outras duas ou três rodadas para pontuar, dependendo da folga; enfim, 9 pontos no máximo em jogo. Em outras palavras, estão sem chance de classificação.

Inclusive, seis equipes entram em campo neste feriado de quarta-feira (12) para partidas da 5ª rodada do returno no Grupo B, todas começando às 15h30: Cambé x Portuguesa; Nacional x Arapongas; e Paranavaí x Grêmio. O REC folga.

Deixe um comentário