Atleta apoiada pelo Guarapuava Proesporte é bicampeã nacional em Laço Dupla Prenda Adulta
Tuanne Haeffner começou a treinar aos 13 anos e desde então conquista diversos prêmios no esporte
Tuanne Haeffner sempre teve contato com cavalos desde pequena, por causa de sua família. Ela começou a treinar aos 13 anos de idade, em 2012, quando um amigo sugeriu a ideia e ela pediu que a mãe, Marilise Michelini, a acompanhasse. “Ela ganhou o primeiro rodeio em que laçou e não parou mais”, relatou o pai da jovem, Sebastião Haeffner.
Assim, elas começaram a participar de todos os rodeios da região de Guarapuava, sempre se classificando para todos os estaduais. Em uma competição em Paraíso do Norte, Tuanne foi classificada para o Rodeio Nacional de Campeões, em Criciúma. A mãe também foi competir no lugar de uma desistente. Ambas se consagraram campeãs nacionais por equipe e, como mãe e filha, recebendo um título inédito para o Paraná.
Em dezembro de 2022 foi campeã paranaense por equipe, também se classificou em Laço Dupla Prenda Adulta para disputar o Rodeio Nacional de Campeões. Desde então ela estava participando de competições ao redor de Guarapuava, para treinar, além de tudo, o psicológico. “É muito difícil a gente estar cem por cento preparado, porque lá a pressão e a emoção são muito grandes”, explicou Tuanne.
Em uma das competições que participou para treinar para o Rodeio Nacional, o cavalo de Tuanne sofreu um acidente e acabou não sobrevivendo. Ela teve então que competir com uma égua nova, o que gerou certa preocupação pela falta de experiência do animal. Mesmo com a dificuldade, a jovem conquistou o prêmio. “O nível da competição esse ano estava muito forte, o tempo todo ficamos um ponto na frente dos outros estados. Era um deslize nosso para perder e não recuperar mais”, relembrou Tuanne.
O Rodeio Nacional de Campeões aconteceu entre os dias 20 e 23 de julho, em Irati. Tuanne se tornou campeã em Laço Dupla Prenda Adulta para o Paraná e bicampeã do Rodeio Nacional de Campeões, além de ser a sétima classificada no Braço de Ouro, onde disputam os campeões de todas as modalidades do rodeio entre si.
“Participar de mais uma competição nacional para mim foi uma honra muito grande. É até difícil de falar o que eu estou sentindo, eu não acredito até agora que a gente foi bicampeão. Desde criança eu sonhava em participar de um brasileiro, foi muito gratificante”, contou
A emoção também foi grande para quem estava presente para torcer por ela. “O coração parecia que ia sair para fora. Ela fez o que ela sabe fazer e acertou mais uma vez, uma armada fenomenal. A arquibancada explodiu, nós [família] explodimos, todo o povo paranaense explodiu junto com ela. Foi uma emoção que só quem passa sabe”, relatou Sebastião
PROGRAMA
Tuanne é apoiada pelo programa Guarapuava Proespoerte, que beneficia 19 associações e 20 atletas individuais na cidade. “A Tuanne é um orgulho para Guarapuava. Poder dar esse apoio por meio do programa Guarapuava Proesporte, que a ajudou com essa conquista, é uma alegria tanto para nós quanto para o prefeito Celso Góes”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.
A atleta conta que a ajuda que recebe por meio do programa é muito importante, já que sem o Guarapuava Proesporte não conseguiria ir para as classificatórias ou para o brasileiro.
“Se não fosse a Secretaria de Esportes de Guarapuava eu não tinha conseguido chegar até lá, estão sempre me ajudando. O apoio financeiro para atletas me ajuda a melhorar o equipamento, que é muito caro”, destacou ela.