Athletico e Paraná decidem hoje (16) vaga no Paranaense

O duelo da tarde desta quarta-feira (16) é o segundo jogo do mata-mata entre as equipes na fase quartas de final do certame. Na primeira partida, deu Furacão: 2 a 0. Isso significa que o Rubro-Negro pode perder até por um gol de diferença, que se classificará para a semifinal contra o FC Cascavel

Em meio a Brasileirão, Copa América e Eurocopa, o interesse do torcedor paranaense se volta nesta quarta-feira (16) para o clássico entre Athletico e Paraná Clube. Afinal, vale vaga na semifinal do Paranaense da 1ª Divisão, temporada 2021.

Isso, claro, se a data do jogo não for alterada. Até a manhã desta quarta-feira (16), o site da Federação Paranaense de Futebol (FPF) indicava que a partida seria hoje, às 15h20, no Estádio Joaquim Américo Guimarães, em Curitiba. Mas a FPF costuma fazer modificações de última hora; por isso, de olho na tabela.

Com transmissão em TV aberta pela Rede Massa (SBT), o duelo é o segundo jogo do mata-mata da fase quartas de final do certame. Na primeira partida, deu Furacão: 2 a 0. Isso significa que o Rubro-Negro pode perder até por um gol de diferença, que se classificará para a semifinal contra o FC Cascavel.

Segundo o regulamento, avançará para a semi o clube que somar o maior número de pontos ganhos no mata-mata, considerados os resultados exclusivamente obtidos nesta fase. Porém, caso haja, ao término da segunda partida, igualdade de pontos ganhos, será considerado como primeiro critério de desempate o saldo de gols e, persistindo o empate, serão cobrados pênaltis até conhecer o time vencedor.

Como o Athlético já tem 3 pontos e saldo de 2 gols, o Tricolor precisa vencer (para fazer também 3 pt) e descontar a vantagem do adversário. Em suma, alcançar a vitória com dois gols de diferença para decidir a vaga nos pênaltis. Mas caso vença pelo placar de 3 a 0, por exemplo, o Paraná se classificará sem necessidade da cobrança na marca da cal.

ATHLETICO
Segundo o site Um Dois Esportes, o Athletico tem desfalques para o clássico. As baixas são os volantes Erick e Kawan, e o zagueiro Lucas Halter, todos em tratamento médico. Além disso, o meia uruguaio David Terans não está inscrito no Campeonato Paranaense.

Segundo a rádio Banda B, o meia-atacante Nikão foi diagnosticado com uma lesão na coxa esquerda, sofrida durante o jogo contra o Grêmio, no último domingo (13), pelo Brasileirão, e também está fora.

Assim, a provável escalação rubro-negra é a seguinte: Bento; Khellven, Felipe Aguilar, Zé Ivaldo e Nicolas; Jaime Alvarado, Léo Cittadini e Fernando Canesin; Jadson, Carlos Eduardo e Renato Kayzer.

Último treino do Athletico para o jogo decisivo (Foto: José Tramontin/athletico.com.br)

PARANÁ
Por sua vez, o Paraná tem apenas 21 atletas disponíveis para o técnico Maurílio montar o time. Segundo o Um Dois Esportes, o Tricolor tinha 35 aptos para jogar no Estadual, porém, com a debandada de atletas nos últimos dias, sobraram apenas 21 nomes. Dos jogadores que atuaram na ida – vitória do Furacão por 2 a 0 – quatro titulares (Jaílson, Ramires, Juninho, Maxi Rodríguez) e dois reservas (Jeferson e Christianno) não estão mais no clube.

Além disso, cinco atletas que jogaram no empate com o Figueirense por 1 a 1, pela Série C, o zagueiro Jonathan Costa, o lateral-direito Pedro Costa, os volantes Meneses e Adriano e o atacante Reis, também não podem atuar. Todos chegaram depois do período máximo para inscrições no Paranaense.

SEMI
Enquanto athleticanos e paranistas ainda decidirão quem jogará contra o FC Cascavel, Londrina e Operário deram a largada das semifinais no dia 9 de junho. Em Londrina, o Tubarão superou o Fantasma: 1 a 0.

Dessa forma, o Alviceleste londrinense leva vantagem do empate no duelo da volta, que será somente em 6 de julho, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Quanto à data da grande final do Paranaense 2021, sem previsão alguma. Todos os times paranaenses dessa fase do campeonato têm algum tipo de compromisso no Brasileirão (Séries A, B, C e D) ou internacional. Isto dificulta a escolha no calendário para a decisão do estadual.