Aruko, Andraus, Foz do Iguaçu e PSTC são os semifinalistas da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense

Aruko, Andraus, Foz do Iguaçu e PSTC foram as equipes classificadas, enquanto Prudentópolis e Verê, com o menor número de pontos conquistados, foram rebaixados

Neste domingo (15 mai 2022), aconteceu a última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense da 2ª Divisão (ou Divisão de Acesso) e foram conhecidos os quatro semifinalistas, que seguem na disputa pelo título e pelas duas vagas na divisão principal.

Aruko, Andraus, Foz do Iguaçu e PSTC foram as equipes classificadas, enquanto Prudentópolis e Verê, com o menor número de pontos conquistados, foram rebaixados.

O Aruko, que terminou a primeira fase na liderança, venceu o Toledo fora de casa, por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por André Costa. O Toledo terminou a competição na sétima colocação. Classificado na vice-liderança, o Andraus venceu o Apucarana Sports em casa por 1 a 0, com gol de Flávio. O time visitante foi o oitavo colocado.

Terceiro classificado, o Foz do Iguaçu recebeu o Prudentópolis, que acabou rebaixado, e venceu por 2 a 0. Lucas e Vinícius marcaram os gols da equipe da fronteira. Já o PSTC, último time a se classificar, recebeu o Laranja Mecânica e venceu também por 1 a 0, com gol de Bruno Luiz. O Laranja Mecânica terminou a competição na sexta colocação.

No outro jogo, Verê e Iguaçu ficaram no empate sem gols, o eu rebaixou o Verê e deixou o Iguaçu de fora da próxima fase pelos critérios de desempate.

SENSAÇÃO

Sem dúvida, o Aruko é a sensação do campeonato. Caçula no futebol paranaense, o clube maringaense foi fundado em dezembro de 2020, como uma das empresas do Grupo Aruko Japan, que possui várias frentes de mercado, como recursos humanos, turismo e intercâmbio focado na integração entre Brasil e Japão. Um dos idealizadores do projeto é Alex Santos, maringaense, que fez carreira no futebol do Japão, país pelo qual se naturalizou, disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e é ídolo no país.

Na primeira temporada de profissionalismo, o clube foi campeão do Paranaense da Terceira Divisão 2021. Em 2022, o time pode alcançar a primeira divisão com menos de um ano de partidas no futebol profissional.

O nome Aruko significa “caminhar lado a lado”, uma das marcas da instituição. E como se pronuncia o nome do clube? Arukô! A ênfase é na última sílaba, como se houvesse um acento circunflexo na letra “o”.

Em caso de acesso do Samurai Black, o município de Maringá terá dois times profissionais na elite do futebol paranaense em 2023: Aruko e o Maringá Futebol Clube (vice-campeão estadual em 2022).

SEMIFINAIS

Confira como ficam as semifinais da Divisão de Acesso 2022:

22/05 – 15h30
PSTC x Aruko (Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio)
Foz do Iguaçu x Andraus Brasil (Estádio ABC, em Foz do Iguaçu)

29/05 – 15h30
Aruko x PSTC (Estádio Regional Willie Davids, em Maringá)
Andraus Brasil x Foz do Iguaçu (Estádio Atílio Gionédis, em Campo Largo)

***********Com informações da FPF e Aruko Sports Brasil