Após definição de datas da Segundona 2021, clubes se movimentam no Paraná

Apucarana Sports, Nacional (de Rolândia), Iguaçu (de União da Vitória) e Prudentópolis FC são exemplos dos times confirmados na edição deste ano da popular Divisão de Acesso. Algumas equipes já anunciaram jogadores ou indicaram o planejamento para a competição que começa em agosto

Tudo leva a crer que a bola volta a rolar na 2ª Divisão a partir de 29 de agosto. Será o início da edição 2021 da popular Divisão de Acesso do Paranaense, com dez participantes em busca de duas vagas para a elite de 2022. Com a definição das datas, muitos clubes já começaram a se organizar.

Na região Norte, o Apucarana Sports avisou que a equipe está em fase de montagem. “Estamos buscando contratar atletas, o que vai nos ajudar a buscar a tão sonhada vaga na elite do futebol”, diz o diretor técnico, Ariton Junior, por meio das redes sociais do time.

O presidente do Dragão do Norte, Douglas Rodrigues de Lima, adiantou que a ideia é montar uma equipe competitiva. “Ficamos muito perto de alcançar a vaga no ano passado”, referindo-se a 2020, quando o Apucarana parou na fase semifinal, sendo eliminado pelo Azuriz Pato Branco (que viria a subir para a 1ª Divisão, conquistando o caneco em final diante do Maringá FC).

Por sua vez, a categoria de base apucaranense está no aguardo da Federação Paranaense de Futebol (FPF) informar se a competição acontecerá ou não em 2021. Vale lembrar que era para a base ter disputado seus campeonatos (caso do Sub-19, por exemplo) no primeiro semestre; mas, diante do avanço da pandemia, a FPF adiou para a segunda metade do ano, ainda sem data definida.

NACIONAL
Por meio de seu perfil pessoal, o diretor de Futebol do Nacional Atlético Clube (NAC), Edmilson Nascimento, anunciou a contratação do zagueiro Luiz Henrique, destaque do futebol gaúcho. “É o primeiro contratado da nova direção”, diz o cartola, referindo-se ao Grupo Perfil 90, que recentemente passou a administrar o tradicional Guerreiro do Norte, um dos participantes da 2ª Divisão.

O time rolandense também promoveu Eduardo Lima, o Babu, como o novo preparador de goleiros da equipe principal. Ele vinha trabalhando na base do clube, no CT do NAC em Marialva (Noroeste do Paraná). Em breve, o Nacional deve divulgar os demais integrantes da comissão técnica para a Segundona.

Em 2020, o Guerreiro escapou na última rodada do descenso, terminando em 8º lugar geral a Divisão de Acesso. Os rebaixados foram o Rolândia Esporte Clube (REC) e o Batel de Guarapuava.

PRUDE
Nos últimos campeonatos, o Prudentópolis FC chegou forte e brigou pelo acesso; mas, para tristeza dos torcedores, a ascensão ainda não veio. Em 2021, o diretor de Futebol do Tigre da Serra, Luiz Carlos Corrêa, conta que o clube apostará numa equipe jovem, com média de idade do Sub-21. “Vamos colocar os garotos para jogar na vitrine”, diz, em entrevista recente ao CORREIO.

Ele conta que a competição será utilizada para revelar atletas. “Os últimos dois anos, jogamos com equipe sub 23. Agora vamos com uma sub 21”, afirma, destacando que o Prude vai brigar em campo, interessado também no resultado.

O dirigente contou que estava aguardando a reunião do Conselho Arbitral para começar o trabalho em campo. Esse encontro ocorreu na última sexta-feira (18 junho), definindo pela repetição da fórmula do ano passado: após a disputa do turno único (em nove rodadas), os quatro times com melhor pontuação vão avançar para as semifinais; e os dois últimos (9º e 10º lugares) serão rebaixados.

Iguaçu foi campeão da Terceirona em 2020 e, por isso, subiu para a Divisão de Acesso. Os planos são de conquistar mais um acesso (Foto: Rafael Buchholz/Oficial Iguaçu)

IGUAÇU
Junto com o Verê, a Associação Atlética Iguaçu é um dos egressos da 3ª Divisão. Aliás, o Iguaçuzão foi campeão da Terceirona de 2020.

A equipe de União da Vitória vem confiante no ano de seu cinquentenário. “Nunca estivemos tão próximos do sonho de retornar à primeira divisão”, afirmou o diretor do Iguaçu, Rodrigo Bostelmann, em entrevista ao canal Iguaçu TV.

Por meio de suas redes sociais, a Pantera anunciou a renovação com os jogadores Bruninho, Douglas (goleiro), Guilherme (atacante), Gabriel Passos e Remota (volante), destaques da campanha de 2020 sob o comando do técnico Richard Malka.

DEMAIS
Os demais participantes da Segundona 2021 são Araucária Esporte Clube, Andraus Brasil (de Campo Largo), Clube Esportivo União (Francisco Beltrão), Verê, São Joseense (S.J. dos Pinhais) e PSTC Procopense (Cornélio Procópio).

****************Matéria com correção de informação (o Apucarana disputou semifinal contra o Azuriz em 2020, e não o Maringá FC) às 9h de 23/06/2021