2ª Divisão: técnico do Aruko diz que meta é o acesso

Fundado em 2020, Aruko Sports Brasil debuta no Campeonato Paranaense da 2ª Divisão; equipe maringaense conquistou o caneco da Terceirona no ano passado. A estreia na temporada atual será contra o Andraus Brasil, neste domingo (10), em Campo Largo

Um dos caçulas do futebol profissional no Estado, o maringaense Aruko Sports Brasil (ASB) debuta em 2022 no Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, a popular Divisão de Acesso.

A estreia do Samurai Black, apelido utilizado pelo clube fundado em 2020, será no próximo domingo (10 abril 2022), às 15h30, no Estádio Atílio Gionedis, em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba). O adversário é o Andraus Brasil.

Segundo o técnico do Aruko (pronuncia-se “Arukô”), Rafael Andrade, a equipe da Cidade Canção iniciou sua pré-temporada no dia 14 de março. Mas os atletas foram se juntando gradativamente ao plantel principal. Inclusive, a diretoria vem divulgando os nomes do elenco, com destaque para o experiente zagueiro Marcelo Xavier (34 anos) e o volante Giba (26 anos), ambos com títulos na carreira.

“Estamos dando ênfase mais na parte tática, até mesmo porque são jogadores que estavam em atividade. Por isso, demoraram um pouco para a apresentação. Mas a intenção agora é dar conjunto, colocar o modelo de jogo para que os atletas possam estar assimilando o mais rápido possível para que a gente possa fazer uma grande competição”, diz o professor, em entrevista ao CORREIO.

Andrade explica que a montagem do elenco priorizou atletas acostumados a vencer na 2ª Divisão. Aliás, devem chegar a Maringá reforços que estavam em finais de campeonatos estaduais. Sem contar também os jogadores revelados na base do Aruko. “Estamos bastante satisfeitos com a linha de montagem e com os atletas que vêm integrando o elenco do Aruko”.

Na pré-temporada, o Samurai Black fez até o momento dois jogos-treinos. Um contra o Cianorte, time que disputou a 1ª Divisão estadual em 2022; vitória maringaense por 2 a 1. Outro diante do Sub-20 do Nacional de Rolândia, em partida realizada em Marialva, no estádio Braz Clementino de Mendonça; 3 a 1 para o Aruko.

Rafael Andrade e o auxiliar Serginho Brasília (Foto: Felipe Alves)

ESTREIA
O treinador do Samurai acredita que a estreia contra o Andraus Brasil será um “confronto dificílimo”, assim como deve ser todo o campeonato estadual.

Segundo Andrade, o adversário de Campo Largo aposta na montagem de uma equipe mesclada com jovens e velhos conhecidos. Inclusive, o técnico trabalhou com dois deles no União Beltrão: Flavio e Barreto. “São bons jogadores. É um time que vem forte para a competição. Mas nós, como Aruko, pretendemos montar um time que seja protagonista da competição”, destacando que a sua equipe terá como principal marca a posse de bola.

META
Com histórico de três acessos na bagagem, Andrade avalia que a meta do Aruko Sports Brasil é conquistar uma das vagas para a 1ª Divisão de 2023. Se tudo correr conforme o planejado, seria o segundo acesso seguido da equipe maringaense que tem o ex-jogador Alex Santos (com passagem pelo futebol de Maringá e Copa do Mundo, defendendo o Japão) como principal nome fora de campo. Em 2021, o Samurai foi campeão da 3ª Divisão.

“A gente entra na competição sabendo que vai ser muito equilibrada”, avalia o treinador, acrescentando que o objetivo é fazer do Aruko um dos protagonistas na briga pelo acesso. Mas ele reconhece que outras equipes também estão na disputa: Apucarana Sports, PSTC, Foz do Iguaçu, AA Iguaçu e Andraus.

HISTÓRICO
Mineiro de Montes Claros, Rafael Andrade (42 anos) tem muita experiência no futebol paranaense, tendo dirigido Nacional (Rolândia), União Beltrão, Paranavaí, Arapongas e Batel. Foi campeão da Copa ES 2005 com o Estrela do Norte, do Campeonato Paulista Série A3 2008 com o Flamengo de Guarulhos, do Rondoniense 2018 pelo Real Ariquemes e da Taça FPF 2019 com o Nacional.

É a primeira vez que treina uma equipe de Maringá. No passado, ele recebeu convites do GEM e do Maringá FC, mas somente agora se integrou à Cidade Canção. “Vai ser um prazer trabalhar com o Paulinho e seu João. E também é um prazer enorme conhecer o Alex Santos”, referindo-se ao diretor de Futebol, Paulo Regini, e ao presidente de honra, João Regini, o Zebrão.

Deixe um comentário