Visando fortalecer o empreendedorismo, Prefeitura lança o Programa Emprime

Inédito no município, o programa oferecerá 15 projetos diferentes dentro de quatro eixos de atuação, propondo desde a desburocratização até o acesso a linhas de crédito; lançamento ocorre nesta quinta-feira (1° julho)

A Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lança nesta quinta-feira (1° julho), a partir das 19h, o Programa Emprime, com foco no fortalecimento do empreendedorismo.

Inédito na famosa “terra do lobo bravo”, o Emprime visa minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 e atuar na retomada econômica, além de trabalhar com questões como a mudança de comportamento de consumo e a transformação digital.

Nesse sentido, o programa terá os eixos “Simplifica”, “Fortalece”, “Fomenta” e “Inova”, oferecendo 15 projetos diferentes para os empresários de Guarapuava. O intuito é que sejam identificadas as demandas de cada negócio, visando suprir possíveis deficiências.

Em uma determinada situação, um empreendimento pode precisar de uma maior presença no mundo digital; em outra, pode haver necessidade de uma linha de crédito. “O programa é para os empreendedores de Guarapuava, para fortalecer o empreendedorismo através do empreendedor”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

Mas, um dos destaques é o “Fortalece Retomada”, que deve atender pelo menos 300 empresas de Guarapuava. Será feito um diagnóstico detalhado de como se portar em meio à pandemia. “Através do ‘Retomada’, a empresa pode entrar, saber seu diagnóstico e identificar que está indo bem, que o produto é bom, mas precisa se digitalizar, precisa entrar no e-commerce”, exemplifica o titular da pasta. “Nessa situação, ela sai do ‘Retomada’ e entra, por exemplo, no ‘Inova Inside’”.

O gerente regional do Sebrae-PR, Joel Franzim Junior, acredita que a iniciativa é mais uma oportunidade para os empresários de Guarapuava atentos às transformações. “É um programa focado na retomada da economia e na mudança da forma de consumir”, afirma em nota encaminhada à imprensa.

ESTRUTURA
A Agência do Empreendedor, que já realizou 110 mil atendimentos e liberou quase 9 mil alvarás, e o Departamento D.início, que já fez quase 6 mil análises de viabilidade e liberou cerca de 4,8 mil alvarás, farão parte do Programa Emprime.

E, os projetos desenvolvidos serão específicos de cada eixo de atuação: Simplifica Fórum e Simplifica Leis apresentarão propostas de legislação e desburocratização; Fortalece Digital, Fortalece Alimentos, Fortalece Retomada, Fortalece Mulher, Fortalece Turismo e Fortalece Varejo terão ações para cada um dos setores; Fomenta Crédito, Fomenta SGC e Fomenta Licitação garantirão acesso ao crédito e o estímulo à participação de licitações públicas; Inova Summit, Inova Inside, Inova Journey e Inova Park terão diálogo com as áreas da tecnologia e inovação.

“A gente fez um programa muito amplo, muito abrangente, onde todas as empresas estão contempladas. A gente só vai ter que entender qual setor ou qual caminho ela deve seguir e ir atrás da melhora para a empresa”, explica Sávio.

LANÇAMENTO
A coordenadora do Emprime, Ana Claudia Klosowski, pontua que há projetos já consolidados e que se tornaram políticas públicas em Guarapuava. É o caso do crédito, já está disponível na Agência do Empreendedor. Mas, outros, como os do eixo “Fortalece”, foram pensados diretamente para o Emprime.

“Na quinta-feira nós iniciamos e fazemos o lançamento do Emprime. Logo na sequência, já se inicia com uma palestra de motivação e mobilização do grupo de mulheres. São 50 mulheres que estarão participando do Fortalece Mulher”, explica Ana Claudia, pontuando que os outros projetos serão lançados nas próximas semanas. “Nós estamos preocupados com os resultados, e resultados para nós é empresa aberta, funcionando e lucrando”.

De acordo com a coordenadora, o atendimento aos empreendedores será feito a distância, através dos canais disponibilizados pelo programa. Em meio à pandemia do coronavírus, o atendimento presencial será evitado.