Uso do APP da Energisa cresce 43% no primeiro trimestre
Foram mais de 9 milhões de contatos no período, posicionando o canal como o preferido dos clientes. Na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que atende Guarapuava e outros 81 municípios, foram mais de 1,3 milhão de interações só no primeiro trimestre
Com mais de 9 milhões de acessos no primeiro trimestre de 2022 em todo o país, o aplicativo Energisa On já é o canal escolhido por quase metade dos clientes para interagir com a distribuidora de energia que atua em onze estados brasileiros. Hermann Clay Almeida Leite, gerente de canais digitais do Grupo Energisa, comenta que dentre os requisitos observados para medir a aceitação do aplicativo é a frequência de uso. Como o aplicativo permite negociar débitos, emitir segunda via, acessar o código do PIX entre outros serviços, em média, foram três contatos por cliente apenas nesse período.
“Nosso cliente percebe a facilidade no seu dia a dia e nosso esforço em aprimorar cada vez mais os serviços digitais da empresa, que também conta com agência na internet e atendimento via Whatsapp Gisa”, afirma o gerente, destacando a estratégia de digitalização do Grupo em todos os estados em que atua. “Trabalhamos no conceito 4D, de digitalização, descarbonização, diversificação e descentralização, colocando o cliente no centro”, completa.
As funções mais acessadas são consulta de fatura, segunda via de conta e andamento de solicitação. Juntas representam 92% das interações. Porém, há outros recursos disponíveis como informar pagamento, atualização de cadastro, parcelamento de débitos, avisar falta de energia, solicitar religação, mudança de titularidade e informar leitura.
Leite afirma que o aplicativo foi projetado com layout intuitivo, de fácil navegação, e leve, para utilizar pouco espaço da memória. A empresa ainda investe na segurança de dados, por isso, utiliza o mecanismo de checagem em duas etapas com o envio de código de segurança para o celular cadastrado através de SMS e Whatsapp. “Implantamos a autenticação por whatsapp para aqueles clientes que residem em locais onde há internet, mas o sinal de telefonia é frágil, como em áreas rurais. Se o código não chegar por SMS, é só esperar alguns segundos e clicar em ‘Não recebi o Código’ e escolher a opção whatsapp”, explica.
Apesar de os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba aparecerem no topo da lista dos que mais utilizam, as localidades onde a Energisa Sul-Sudeste atua – interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR) – também têm mostrado preferência pela ferramenta, com mais de 1,3 milhão de interações só no primeiro trimestre. O download do aplicativo Energisa On é gratuito e está disponível para aparelhos IOS e Android.
A Energisa ainda disponibiliza outros canais digitais de atendimento digital visando as diferentes preferências dos clientes de formas de contato. Serviços e informações estão disponíveis 24 horas por dia na Agência Digital pelo site www.energisa.com.br e no WhatsApp Gisa (18 99120-3365).
SOBRE A ENERGISA
Com 117 anos de história, o Grupo Energisa é o maior privado do setor elétrico com capital nacional e o também o maior na Amazônia Legal. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita bruta anual de R$ 29,7 bilhões (2020), o Grupo atende a 8,2 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de mais de 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, transmissão, geração distribuída (Alsol), serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de call center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora), e agora a fintech Voltz, que entra no mercado de contas digitais.