Três cervejas da guarapuavana Irmandade estão entre as melhores do Brasil

Os títulos conquistados no Concurso Brasileiro de Cervejas consagram a cervejaria como a mais premiada da cidade, acumulando 9 premiações nacionais

O concurso que premia as melhores cervejarias do Brasil na atualidade teve destaque e trouxe recorde guarapuavano. O painel de vencedores do Concurso Brasileiro de Cervejas 2022, ocorrido em Blumenau (SC), na noite da última terça-feira (8 mar 2022), revelou sete títulos para cervejarias guarapuavanas, sendo três deles para a Irmandade.

“Levamos para casa duas medalhas de ouro e uma de bronze. Estamos orgulhos e muito felizes com esse reconhecimento do talento cervejeiro local e, especialmente, com a conquista da Irmandade, que chega ao recorde de premiações na cidade com 7 medalhas exclusivas, uma medalha compartilhada e um título exclusivo conquistados nesses dois anos de história”, celebrou o mestre cervejeiro e um dos fundadores da Irmandade, Ricardo de Almeida Lima.

O orgulho é de quem sabe que o processo para alcançar os títulos nesse evento que elegeu os melhores rótulos independentes do país passa por muita concorrência e por um olhar técnico apurado. O maior concurso de cervejas do Brasil e terceiro maior do mundo teve, neste ano, 3.635 amostras inscritas de 537 cervejarias de 21 estados do país, o maior número em dez edições. Para chegar a almejada premiação, os rótulos artesanais foram avaliados por 106 especialistas, de 21 países.

Esse júri internacional especializado avaliou a Cerveja Noviça Pale Ale, da Irmandade, como a melhor do país na categoria Classic English Pale Ale. A medalha de ouro foi a primeira conquistada por essa cerveja que, segundo Ricardo, tem um perfil sensorial de aromas de lúpulo, com notas levemente florais, dando um toque de chá mate ao rótulo.

O segundo ouro da noite veio em uma produção compartilhada, feita exclusivamente para o Concurso. “Foi inesperado. Ficamos muito felizes com o título da Cerveja Eisbock, que foi preparada de forma colaborativa, unindo a Irmandade, Metzgerbier e Golden, e levou a categoria German Style Eisbock. Escolhemos um estilo difícil, com um processo técnico muito complicado, que valoriza e engrandece ainda mais a conquista, por sabermos das dificuldades de produção e qualidade técnica que foram necessárias”, avaliou. “Isso mostra que a qualidade das cervejas da nossa cidade são muito boas, que o potencial de cervejeiros da cidade é demais”.

Para fechar as premiações nacionais e selar mais um recorde para a Irmandade, o bronze veio com a Cerveja Vedete Saison, na Categoria Classic Frech e Belgian –Style Saison. “A Vedete é uma velha conhecida, está quase de forma permanente em nosso tap, e tem um sabor que puxa para as notas picantes. Pra nós, é uma cerveja muito especial que, agora, se consagra a mais premiada dos nossos rótulos, com três medalhas”.

Os números expressivos, que crescem a cada novo concurso, são atribuídos por Ricardo ao constante nível técnico e qualitativo das produções dos rótulos. “Isso mostra o quanto nós, da Irmandade, temos nos dedicado pra manter um padrão de qualidade. Manter essa sequência de prêmios é algo que nos orgulha muito. Evidencia que estamos mantendo o ritmo de qualidade, de atenção aos detalhes de produção e que esse compromisso tem balizado nosso trabalho todos os dias”, comemorou.

Integrantes da Irmandade comemoram mais títulos para sua história (Foto: Arquivo Pessoal/Cervejaria Irmandade)

**************Abaixo, confira todos os prêmios nacionais recebidos pela Irmandade

MEDALHA DE OURO

Cerveja Noviça Pale Ale – categoria Classic English (2022 – Concurso Brasileiro de Cervejas)

Cerveja Eisbock colaborativa Irmandade + Metzgerbier+ Golden – categoria German Style Eisbock (2022 – Concurso Brasileiro de Cervejas)

Cerveja Vedete Saison – categoria Classic Frech e Belgian – Style Saison (2020 – Concurso Brasileiro de Cervejas)

Cerveja Delicatessen Avelã Stout – categoria Sweet or Cream Stout (2021 – Brasil Beer Cup)

MEDALHA DE PRATA

Cerveja Vedete Saison – categoria Classic Frech e Belgian –Style Saison (2021- Brasil Beer Cup)

Cerveja Soul Sister Ipa – categoria American Strong Pale Ale (2021 – Brasil Beer Cup)

MEDALHA DE BRONZE

Cerveja Vedete Saison – Categoria Classic Frech e Belgian –Style Saison (2022- Concurso Brasileiro de Cervejas)

Cerveja Santa Luiza Trappist Single – categoria Other Belgian Style (2021 – Brasil Beer Cup)

TÍTULO

3º Melhor BrewPub do Brasil (2020 – Concurso Brasileiro de Cervejas)

Deixe um comentário