SmartCity Guarapuava traz engenheira que estudou transformação digital no MIT

“Construindo o futuro das cidades inteligentes” é o tema do painel de Lúcia Mees, da IPM Sistemas

Em apenas três meses de 2023, o sistema de atendimento on-line da Prefeitura de Guarapuava teve mais de 1,1 milhão de acessos. O volume é 18% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. Além de facilitar o acesso da população aos serviços públicos, a transformação digital do município gerou economia de R$ 500 mil em um ano apenas com sistemas e equipamentos de informática. Essa história, similar à de diversas outras cidades que passam pelo processo de transformação digital, será contada durante o 1º SmartCity Guarapuava, na sexta-feira (28).

Gerente de Tecnologia & Inovação da IPM, empresa que vem atuando ao lado da Prefeitura de Guarapuava no processo de transformação digital, Lúcia Mees, 25 anos, tem autoridade para falar do assunto. Formada em Engenharia Eletrônica e da Computação pela Duke University, Lúcia é certificada em Transformação Digital pelo MIT Professional Education (Massachussets Institute of Technology) e vai apresentar um panorama sobre a modernização das cidades no painel “Construindo o futuro das cidades inteligentes”.

“Pouca gente sabe, mas o Brasil é considerado pelo Banco Mundial como o segundo país mais avançado do mundo na maturidade de governo digital, em uma análise da modernização e eficiência tecnológica de nossos órgãos federais. Ao mesmo tempo em que avançamos na tecnologia no governo em nível federal, o caminho a percorrer ainda é grande em nossas cidades”, comenta Lúcia.

Os avanços em Guarapuava são significativos. Na cidade há 94 diferentes serviços públicos oferecidos de forma inteiramente digital. Todos os meses, são pouco mais de 380 mil autoatendimentos (para uma população de 183 mil habitantes), o que mostra a aderência dos moradores à tecnologia. Essa é uma tendência nacional. Segundo a quarta edição do Painel TIC Covid, produzido em 2021 pelo Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 85% dos usuários de internet usaram algum serviço eletrônico do governo nos 12 meses anteriores à pesquisa.

“Em alguns casos, a redução do tempo do trâmite dos processos internos pode chegar a 94%, o que também se traduz em uma maior eficiência da administração, economia de recursos públicos, e mais resultados”, diz a engenheira. O painel será às 14h15min.

SERVIÇO
O quê – 1º Smart City Guarapuava
Onde – Centro de Eventos Cidade dos Lagos (Av. dos Lagos, 2750) — Guarapuava/PR
Quando – Sexta-feira, 28 de abril, das 8h às 17h10
Como se inscrever
https://www.sympla.com.br/evento/1-smartcity-guarapuava/1921812?lang=PT

****Texto: Assessoria

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