Mercado imobiliário está em franca expansão em Guarapuava
De janeiro de 2021, até maio de 2023, foram concedidos 1836 alvarás de licença para construção no município. No mesmo período, 1316 obras foram concluídas
Guarapuava passa por um momento de crescimento em se tratando de construção civil. São diversos os empreendimentos em andamento na cidade.
De acordo com a Secretaria de Habitação do município, de janeiro a maio de 2023, foram concedidos 286 alvarás para construção. Ao mesmo tempo, no período, 241 obras foram concluídas.
Um levantamento feito pelo Departamento de Aprovação de Projetos (DEAPRO) da Secretaria de Habitação, mostra uma crescente no setor, tanto no número de concessão de alvarás, quanto na conclusão das obras. Em 2018, foram liberadas 634 licenças para construção, com a conclusão de 467 obras. No ano seguinte, 2019, foram concedidos 724 alvarás e o ano fechou com 453 projetos concluídos. Já em 2020, outras 807 licenças foram concedidas, com a conclusão de 490 obras. Por sua vez, 2021 fechou o período com 719 projetos para construção civil licenciados, com a conclusão de 532. No ano passado, 2022, o Departamento concedeu 831 autorizações para construir na cidade e 543 trabalhos foram concluídos.
Segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, o município vive um dos grandes momentos em muitos setores e no imobiliário não é diferente. “Nosso município se tornou um dos mais procurados nos últimos tempos devido às inúmeras oportunidades que há aqui. E o setor imobiliário está completamente aquecido. Grandes construtoras e incorporadoras têm vindo para cá e contribuído para o crescimento da cidade. Isto é motivo de muita satisfação para todos nós”, grifa o prefeito.
O secretário de Habitação do município, Danilo Dominico, destacou que Guarapuava passa por uma fase de desenvolvimento e os investimentos em infraestrutura e no mercado imobiliário estão em franca expansão na cidade.
“Quando assumimos a Habitação, percebemos um grande interesse dos empreendedores e grandes construtoras, de investir em Guarapuava, em projetos residenciais e comerciais. A cidade passa por desenvolvimento e investimentos em infraestrutura, inovação e tecnologia, e isso chama a atenção dos empresários. Por isso, sempre estamos à disposição para dialogar e estabelecer parcerias. Nosso departamento de Aprovação de Projetos está sempre disponível para esclarecer dúvidas, debater as melhores soluções e promover a celeridade, desburocratizando, para o andamento correto dos processos, dos alvarás e conclusão de obras. Isso reflete na geração de empregos e de renda em nossa cidade”, conclui Danilo.