Locais de provas do concurso do IAT já estão disponíveis para consulta

As provas serão aplicadas neste domingo (01) em Curitiba, Cascavel e Maringá. São esperados 12,5 mil candidatos para disputar as 130 vagas ofertadas. O local das provas, assim como o edital, o cartão de convocação e orientações sobre a Covid-19, estão disponíveis no site www.ibfc.org.br.

Os locais de ensalamento para as provas do concurso do Instituto Água e Terra (IAT) já estão disponíveis para consulta. Ao todo, 12,5 mil pessoas estão inscritas para as 130 vagas ofertadas. As provas acontecem neste domingo (1º) em Curitiba, Cascavel e Maringá.

O IAT é vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O órgão é responsável por proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O ensalamento pode ser consultado no link GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ Concurso Público – IAT. Basta que o inscrito digite o seu CPF no campo indicado.

De acordo com o secretário Márcio Nunes, há mais de 30 anos não é feito um concurso público para a contratação de profissionais. Segundo ele, a prova se tornou ainda mais necessária após a reestruturação da pasta.

“Quando criamos o Instituto Água e Terra pensamos em unificar em um mesmo órgão todas as atividades ligadas ao meio ambiente. Trouxemos para um único instituto os antigos Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG) e o Instituto das Águas do Paraná”, disse.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, lembra que muitos servidores deixaram suas funções por diversos motivos, como aposentadoria, falecimento, entre outros. “Os novos profissionais vão atender às necessidades do instituto, principalmente em relação ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga de uso da água. São grandes demandas da população, em especial do setor produtivo”, afirmou.

As vagas disponíveis são para técnico de manejo e meio ambiente (26), engenheiro químico (19), engenheiro florestal (16), engenheiro agrônomo (20), geólogo (8), biólogo (8), químico (5), engenheiro civil (17), sociólogo (1), geógrafo (3), engenheiro cartográfico (4), arquiteto (2) e médico veterinário (1). O conteúdo programático para cada vaga está descrito no Edital SEAP nº 29/2020.

ORIENTAÇÕES
O concurso público está sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). No site www.ibfc.org.br, é possível visualizar o edital completo e orientações sobre a prevenção ao coronavírus na data da aplicação das provas. Os portões serão abertos às 12h00 e fechados exatamente 13h15.

As provas iniciam às 13h30, com duração de quatro horas. A orientação é que os candidatos cheguem 60 minutos antes do fechamento dos portões munidos de documento original de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente e o cartão de convocação, também disponível no site do IBFC.

Dúvidas ou informações referentes ao concurso devem ser solicitadas pelo e-mail do IBFC ([email protected]) ou pelo telefone (11) 4788-1430.

PANDEMIA
Devido à pandemia, todos os candidatos vão passar por verificação da temperatura corporal, conforme prescrito no Edital nº 041/2021. Quem apresentar temperatura superior a 37,8º será impedido de ingressar nas instalações.

É obrigatório o uso de máscara individual, cirúrgica ou de tecido. Não serão disponibilizadas máscaras no local. Os candidatos também devem levar seus próprios frascos de álcool em gel (70%) para serem utilizados de maneira particular. Não será permitido o compartilhamento de frascos.

É indicado, ainda, manter o distanciamento social e levar água para consumo próprio. Não será permitido o consumo de alimentos durante a realização das provas.