Guarapuava sediará audiência pública sobre concessão de pedágio no dia 18 de fevereiro

O evento será presencial no Sindicato Rural e com transmissão pelas redes sociais

Após Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Cornélio Procópio, chegou o momento da população de Guarapuava e região ter a oportunidade de participar da audiência pública sobre o pedágio, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. O evento está agendado para o próximo dia 18 de fevereiro (quinta-feira), no Sindicato Rural.

O objetivo é envolver toda a comunidade no debate quanto ao modelo de concessão das rodovias paranaenses, proposto pelo governo federal.

Informações e sugestões serão apresentadas sobre o encerramento dos atuais contratos, em vigor desde 1997, e sobre a nova licitação que deve acontecer a partir de novembro de 2021.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Werneck Botelho, trata-se de um evento importante para a comunidade regional, pois teremos a oportunidade de apresentar as nossas demandas. “Estamos acompanhando essa discussão há tempo, juntamente com a nossa Federação, a FAEP, e sabemos que é um assunto polêmico, complexo, mas de extrema importância. Queremos um contrato mais simplificado e um processo transparente. Preço justo e duplicação da BR 277 são prioridades”, observa.

A proposta do novo contrato a ser firmado é aumentar os trechos sob concessão, dos atuais 2,5 quilômetros para mais de 4 mil quilômetros. “Estamos em alerta, não vamos cometer os mesmos erros do passado. Um contrato com duração de 30 anos não pode em hipótese alguma deixar arestas que possam vir a prejudicar o setor produtivo do Paraná, a unidade dos setores está muito forte para se fazer ouvir a voz das instituições. Afinal, o Paraná é nosso”, observou a presidente da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná), Maria Inês Guiné.

Para a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, a nova concessão terá um impacto grande sobre todos os paranaenses, por isso é essencial a participação dos guarapuavanos nesta discussão.

O evento acontecerá na próxima quinta-feira (18 fevereiro), com início às 9h, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava. Para os interessados em participar presencialmente, é necessário confirmação antecipada pelo número (42) 3623-1115, por conta do número limitado de convidados em decorrência das regras sanitárias de prevenção à Covid-19.

Assim, a organização destaca que a participação da comunidade também poderá acontecer de modo remoto pelo aplicativo Zoom e pelas redes sociais do Sindicato Rural, Acig e Cacicopar.

AGENDA

A série de audiências da Alep segue em outras cidades do estado: Francisco Beltrão (19/2), Maringá (25/2), Apucarana (26/2), Curitiba (4/3) e Ponta Grossa (5/3). Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoverá audiência nos dias 24 e 25 de fevereiro.

SERVIÇO

ZOOM: https://bit.ly/2MWGd73

ID da reunião: 959 4362 0492

Senha de acesso: 266662

SINDICATO RURAL DE GUARAPUAVA: https://www.facebook.com/srgpuava

ACIG: https://www.facebook.com/acigguarapuava

CACICOPAR: https://www.facebook.com/cacicopar