Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava realiza Missão Técnica ao “Vale da Eletrônica”, em Minas Gerais

A missão técnica do Fórum CT&I continua nesta quinta-feira (24), na cidade de Itajubá, na região Sul do Estado de Minas Gerais

Inovação, tecnologia e fortalecimento do ecossistema foram o foco da missão técnica realizada por uma comitiva de Guarapuava ao Município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (24). A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e contou com a participação dos integrantes do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município. A cidade mineira, destino da viagem, é referência internacional no setor, sendo conhecida como “Vale da Eletrônica”.

“Essa troca de experiências visa agregar conhecimento ao nosso Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entendemos que os ‘cases’ que o Vale da Eletrônica, no Município de Santa Rita de Sapucaí, apresenta serão benéficos para as nossas ações futuras. Temos avançado muito na área, mas ainda estamos no início de tudo isso. O contato que tivemos durante as visitas evidencia a importância do ecossistema unido, visando soluções eficientes para as cidades”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sávio Denardi.

O “Vale da Eletrônica” é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela alta qualidade de seus produtos, que são exportados para diversos Países. O desenvolvimento de tecnologia de ponta tem seus alicerces na eficiente estrutura educacional de nível técnico e superior nas áreas de Eletrônica, Informática, Telecomunicações e Administração existentes no Município.

“O incentivo do Poder Público, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é extremamente importante para a conexão do ecossistema de Guarapuava com demais ecossistemas exitosos no Brasil. O alinhamento entre os vários atores que compõem o Fórum é fundamental para que consigamos construir um ambiente para negócios consistentes. A troca de experiência com a cidade de Santa Rita do Sapucaí, que é um exemplo de cooperação entre os atores e entusiasmo na questão de tecnologia e inovação, demonstra que esse alinhamento é essencial na construção de políticas públicas eficientes nesta área”, enfatizou a vice-presidente do Fórum CT&I, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.

Durante a visita à cidade mineira, a comitiva conheceu a sede do Programa Municipal de Inovação (Prointec), o Centro Empresarial Municipal, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), o Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI), o Instituto Nacional de Telecomunicações e conheceu projetos e empresas incubadas no Município.

“Em Santa Rita, a gente tem já um histórico de vinte e três anos de atividades desse programa de inovação, que começou com a incubação de empresas. Hoje esse programa foi ampliado para outras linhas de ação como pós-incubação, empreendimentos de economia criativa, feiras tecnológicas e apoio a pesquisas. Esta é uma troca intensa que a gente tem que ter sempre, no sentido de crescer e de aprimorar as nossas atividades. Esperamos que o compartilhamento de informações continue acontecendo, porque ambos os governos ganham, com certeza”, comentou Dani Xavier, diretora da Divisão de Empreendimentos e Inovação de Santa Rita do Sapucaí.

Foto: Secom Prefeitura

ECOSSISTEMA

O roteiro da missão incluiu a visita ao PROINTEC, que é o programa de inovação no âmbito da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio de Santa Rita do Sapucaí, por onde se desenvolvem ações como a incubação de empresas e projetos de base tecnológica; incubação avançada de empresas; apoio às empresas de economia criativa; prêmio municipal de inovação; apoio às feiras tecnológicas e incentivo à pesquisa científica e tecnológica, e o apoio à criatividade.

Outra instituição do ecossistema da cidade mineira visitada foi a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), que foi a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina quando iniciou suas atividades educacionais em 1959. A equipe pôde conhecer a estrutura da unidade e a história da fundadora Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá Moreira), que está relacionada ao início do ecossistema da região sul mineira.

Integrando também o “Vale da Eletrônica”, o Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI) é pioneiro na área de inovação, sendo a primeira instituição de ensino superior de Minas Gerais a incluir o empreendedorismo no projeto pedagógico dos seus cursos e o segundo curso de Informática de nível superior de Minas Gerais e um dos doze primeiros do País.

Já durante a visita ao Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que é uma instituição dedicada à formação de profissionais no setor de Telecomunicações e Tecnologia, a comitiva guarapuavana conheceu a estrutura da instituição. O Inatel conta com mais de 65 empresas geradas por meio do seu setor de Startups e tem como resultado o índice de 65% do empresariado local com algum vínculo com o Instituto, seja ele acadêmico ou empresarial.

Concluindo o primeiro dia de missão técnica, a equipe foi recebida pela fundadora da Clear Purpose, Joana Mao, que explanou para os integrantes da comitiva sobre a empresa que é um programa de aceleração inovador que, desde o início do ano passado, está acompanhando 24 negócios, sendo 70% deles liderados por mulheres.

Fazem parte da comitiva de Guarapuava representantes das Secretarias de Educação, Políticas Públicas para Mulheres, Comunicação e Ciência, Tecnologia e Inovação, o Celeiro de Inovação, Centro Universitário Campo Real, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Sebrae, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), empresários locais e o Poder Legislativo, representado pelos vereadores Bruna Spitzner e Silvionei de Quadros (Nego Silvio).

A missão técnica do Fórum CT&I continua nesta quinta-feira (24), na cidade de Itajubá, na região Sul do Estado de Minas Gerais.

Deixe um comentário