Em período de oscilação de temperaturas e férias escolares, Energisa dá dicas para evitar desperdício de energia

Empresa alerta para as práticas diárias que favorecem o gasto desnecessário de energia elétrica e que podem trazer um susto na conta ao final do mês

De dia, sol e temperaturas mais altas. À noite, aquele clima mais ameno que não dispensa um banho quente. Além dessa oscilação nos termômetros, está aberta a temporada de férias escolares, com a criançada em casa o dia todo. O que essas situações têm em comum? Variação no consumo de energia elétrica! Se a família não ficar atenta e adotar hábitos de uso eficiente da energia, esse pode ser um período de desperdício e susto na conta ao final do mês.

“Calor ou frio em excesso e período de férias são momentos em que, geralmente, a família consome mais energia. Mesmo sem perceber, alguns hábitos contribuem consideravelmente para o aumento do consumo e, por isso, é importante todos ficarem atentos para evitar o desperdício e usar a energia de maneira eficiente”, alerta Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa.

As dicas podem parecer simples, mas fazem uma diferença enorme ao final do mês. “Abre e fecha da geladeira a todo o momento. Seja para pegar uma água gelada ou procurar ‘algo gostoso pra comer’, quanto mais tempo a geladeira ficar aberta, mais energia vai gastar”, garante Thiago.

O motivo é simples: ao abrir a geladeira, o ar quente do ambiente externo entra e o ar frio sai. Então, o eletrodoméstico vai precisar trabalhar mais para retornar à temperatura anterior.

“Além disso, se tem criança em casa o dia todo, provavelmente a TV, o videogame e outros eletrônicos permanecem ligados por mais tempo, o que, somado aos demais equipamentos, acrescenta no consumo geral”, afirma o coordenador.

E nas localidades onde as temperaturas ficam mais amenas no final do dia, há quem adora um banho quente para relaxar, mas não se lembra que só o chuveiro elétrico é responsável por 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, banhos demorados podem resultar em desperdício de água e de energia elétrica.

Assim como o chuveiro, eletrodomésticos que geram calor, como secadora de roupas, forno elétrico, ferro de passar e aquecedores, também favorecem a variação de consumo e precisam ser usados com eficiência. Para ajudar você nessa tarefa de usar a energia de forma consciente, a Energisa preparou outras dicas importantes:

• Aproveite a luz do dia. Abra as janelas, portas e cortinas e não deixe lâmpadas acesas sem necessidade.

• Pense em tudo o que precisa pegar na geladeira antes de abri-la e deixe os produtos usados com mais frequência na porta e em locais mais visíveis.

• Equipamentos em stand-by também gastam energia. Se não estiver usando, tire-os de tomada.
• Coloque a criançada para se divertir lá fora. Estabeleça horários para o uso dos eletrônicos.
• Na hora do banho, não desperdice água nem energia. Adote o hábito de se ensaboar com o chuveiro fechado e só abri-lo na hora de se enxaguar.
• Deixe para usar o ferro elétrico apenas com roupas indispensáveis.
Por fim, lembre-se que economizar energia é um desafio para toda a família. Compartilhe essas dicas e incentive todos os que moram com você e em caso de dúvidas sobre consumo de energia elétrica, fale com a Energisa:

• Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)
• Site: energisa.com.br
• Call Center: 0800 70 10 326