Crocheteira de Guarapuava, que faz sucesso no Youtube, vence o Programa Cocreation

Com mais de dois milhões de visualizações no canal e próximo de 60 mil inscritos, empresária aposta na criação de e-books traduzidos em inglês, com videoaulas e mentorias

Do Paraná para o mundo. Assim tem sido o histórico da Dona Maria Crocheteira, empresa criada há quatro anos em Guarapuava, na região centro do Paraná, que disponibiliza tutoriais gratuitos de crochê, no Youtube, e que pretende atingir um público maior e diversificado, com a criação de cursos pagos de crochê, o chamado e-book, traduzidos em inglês, com videoaulas e mentorias.

O projeto foi o ganhador da pré-incubadora Cocreation, programa viabilizado pelo Sebrae/PR, Secretaria Municipal de Inovação de Guarapuava e a TXM Methods. Ação ocorreu durante cinco meses com foco em concretizar ou aperfeiçoar ideias inovadoras de empreendedores locais e contou com a participação de seis empresas de Guarapuava.

A sócia-proprietária da Dona Maria Crocheteira, Yaçanã Machado dos Reis, explica que a empresa foi criada há quatro anos, em Guarapuava, para atender a demanda do mercado e que, no decorrer das atividades, percebeu que as crocheteiras não tinham a mesma facilidade para a produção, sem receita, de amigurumis, técnica japonesa para a criação de pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Por conta disso, ela criou um canal no Youtube com tutoriais de como fazer algumas peças de crochês, com métodos próprios, onde utiliza a matemática para a produção. Todo o material é disponibilizado de forma gratuita. Hoje, são 59,7 mil inscritos e mais de dois milhões de visualizações.

“Com o histórico do canal identificamos, no Cocreation, que quase 40% do público do Dona Maria Crocheteira é de fora do Brasil, sendo que muitos deles solicitavam a tradução dos tutoriais em outras línguas”, explica.

Diante disso foi lançado, dentro do Programa Cocreation, um e-book teste, na plataforma Hotmart, porém ainda sem a utilização de estratégias de marketing e gestão de tráfego. A ideia, conforme Yaçanã, é aperfeiçoar processos e traduzir todo o material que será disponibilizado para o inglês.

A expectativa da empresária e do sócio Marlos André Sá é de alcançar um público maior, principalmente no que diz respeito à análise dos concorrentes, e oferecer produtos de qualidade.

“O fato de ganharmos o Cocreation nos dá a certeza de que podemos chegar aonde planejamos, com decisões corretas e estudos de mercado e público”, frisa.

PROGRAMA
O Cocreation Lab funciona como uma pré-incubadora, oferecendo suporte a pessoas, equipes e empreendedores que estão na fase de criação de seus negócios. O Programa utiliza uma metodologia que inclui serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos, apoio institucional, networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

As propostas selecionadas têm acesso a benefícios como infraestrutura de trabalho, incluindo espaços compartilhados e recursos técnicos. Durante a pré-incubação, que teve duração de cinco meses, os participantes tiveram que cumprir requisitos como participação em atividades de capacitação, encontros de mentoria, preenchimento de ferramentas na plataforma TXM Business e apresentação de um pitch final perante uma banca avaliadora, que aconteceu na última quinta-feira (6), no escritório do Sebrae/PR, em Guarapuava.

Dentre os negócios defendidos, ficaram em segundo e terceiro lugar, ficaram as iniciativas Florest Energy Drink e Casa Terra Café, respectivamente. Ainda participaram a Alquimia da Terra; Jobber; e Bela Fruta.

A primeira colocada ganhou troféu, mentorias e acompanhamentos do Sebrae/PR e desconto da Vision Partners, sendo o primeiro mês gratuito e os outros cinco meses com 50% desconto. O segundo e terceiro colocados ganharam troféus e 50% de desconto na Vision Contabilidade.

“O primeiro lugar vai só para uma iniciativa, mas todas elas venceram a partir do momento em que ajudaram a impulsionar o empreendedorismo e a inovação em nossa cidade. Estou muito feliz com o resultado do projeto e ansioso para conhecer e ajudar no futuro das ideias apresentadas”, diz o secretário municipal de Inovação, Sávio Denardi.

Para a consultora do Sebrae/PR, Thaíse Amaral, o Programa reforça a importância de investir em ideias inovadoras.

“A pré-incubação é voltada para empreendedores que têm uma ideia e precisam de suporte para transformá-la em um negócio. É preciso estimular a criação, oferecer apoio e capacitação para os empresários. Além disso, o apoio do Município foi fu
ndamental, pois acredita que a inovação é um vetor de desenvolvimento”, comenta.

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