Agência do Empreendedor completa 7 anos com 125 mil atendimentos realizados

Nesses sete anos de existência, a Agência facilitou ao acesso a mais de R$ 10,1 milhões em créditos financiados pela Fomento Paraná, além dos mais de 6 milhões em créditos via Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), que beneficiaram 272 empreendedores

Desde a abertura em 2014, a Agência do Empreendedor em Guarapuava já realizou mais de 125 mil atendimentos. Nesse período, uma das principais conquistas foi a emissão de 8.316 alvarás, fundamentais para o início de nova empresa.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, com o compromisso assumido pela nova gestão do prefeito Celso Góes, a Agência está com uma atuação ainda mais expressiva. “Além do sistema desburocratizado para abertura de empresas, registro de Microempreendedores Individuais (MEI’s), os empreendedores podem contar com acesso a crédito disponibilizados pelos nossos parceiros e com a qualificação empresarial. É o município fazendo sua parte e contribuindo para geração de emprego e renda e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população”, explica o secretário.

Uma das principais ações é o estímulo e o apoio financeiro aos negócios. Nesses sete anos de existência, a Agência facilitou ao acesso a mais de R$ 10,1 milhões em créditos financiados pela Fomento Paraná, além dos mais de 6 milhões em créditos via Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), que beneficiaram 272 empreendedores.

Nair Caldas teve acesso ao crédito para a construção de salas comerciais. “Essa ajuda alavancou meus negócios. Antes eu pagava aluguel, agora alugo algumas salas. Com o valor recebido, estou quitando o financiamento. Foi um presente de Deus!”, declarou a empreendedora, que é acompanhada há pelo menos 5 anos.

MEI
O número de MEI’s, durante esse tempo, cresceu significativamente em Guarapuava. Atualmente, são cerca 10 mil, 194% a mais em relação a agosto de 2014.

“Acreditamos que o crescimento tão expressivo no número de microempreendedores é devido ao acesso facilitado às informações e um ambiente para abertura desburocratizado. Com a ajuda da Agência, os empreendedores conseguem seu alvará em questão de horas. Sem contar que os processos hoje estão disponíveis online, sem a necessidade que o empreendedor venha até o Paço para realizar a sua formalização e solicitação de alvará”, disse a diretora da Agência, Valesca Borchardt Knopp.

Com a criação de novos programas e atividades focadas na capacitação e orientação dos empreendedores, a Agência tem realizado, em média, 125 atendimentos diários. A equipe trabalha como facilitadora para o pleno funcionamento dos negócios ao integrar ações de diversos setores da Prefeitura em prol das necessidades dos empreendedores.

(Foto: Secom)

EMPRIME
Em 2021, a Agência do Empreendedor passou a fazer parte do Emprime, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa oferece 16 projetos nas áreas de consultoria, finanças e treinamento visando a reestruturação das empresas.

O Emprime visa fortalecer as micro e pequenas empresas, colocando o empreendedor em foco, simplificando burocracias, auxiliando na recuperação dos pequenos negócios e promovendo a inovação para fomentar a economia e a geração de empregos.

“Garantir ao empreendedor um ambiente empresarial favorável para abertura da empresa é papel da Agência do Empreendedor, que agora está integrada à uma estrutura maior de suporte, o Emprime. Queremos cada dia mais que os empreendedores se sintam à vontade e com entusiasmo para investir em nosso município contando com essa atuação fundamental da Agência”, enfatiza a coordenadora do Emprime, Ana Cláudia Klosouski.

***************Reportagem: Secom, com edição