‘X FCírculo’ começa nesta quinta (14) com ‘Planeta dos Macacos: A Guerra’

Tradicional evento realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o FCírculo ocorrerá semanalmente, sempre às quintas-feiras, até 18 de novembro, com o tema ‘Distopias Urgentes”

Começa nesta quinta-feira (14 outubro), às 19h30, a 10ª edição do FCírculo, tradicional evento de cinema realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Neste ano, o tema que norteia as obras e as discussões é “Distopias Urgentes”. 

A programação do evento segue até 18 de novembro, sempre nas quintas-feiras, a partir das 19h30. É possível acompanhar a distância, pelo Youtube, e, aos participantes serão emitidos certificados. 

O primeiro dia de FCírculo terá o filme “Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)”, sob o tema “A realidade como universo paralelo”. E como não poderia ser diferente, o jornalista e escritor Saulo Adami, o maior especialista brasileiro em “Planeta dos Macacos”, é um dos convidados; ao seu lado estará o também jornalista e escritor Eduardo Torelli. Para acompanhar, basta acessar o canal do evento no Youtube.

Segundo o professor doutor Rodolfo Rorato Londero, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que faz parte da organização, o projeto busca unir o cinema de ficção científica e as rodas de conversas.

Divulgação/Assessoria

“O que se pensa na universidade se torna mais acessível, principalmente porque as ideias são articuladas a partir de uma mídia bastante popular. Por outro lado, é próprio da natureza da ficção científica, ao projetar tendências, refletir constantemente sobre o presente”, pontua o organizador. “Então temos um tripé de sucesso: as ideias da universidade, a popularidade do cinema e a atualidade da ficção científica. Acredito que a longevidade do FCírculo se deve muito a isso.”

PROGRAMAÇÃO

Na próxima quinta-feira (21 outubro), o tema será “A distopia tecnológica”, com o filme “Blade Runner 2049 (2017)”. O convidado será o crítico de cinema e jornalista Marden Machado. 

No dia 28 de outubro, o filme será “Crash – Estranhos Prazeres (1996)”, tendo como convidados o Prof. Dr. Silvio Demétrio, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e o Prof. Me. Roberto Corrêa Scienza, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O tema será “Corpo e agenciamento maquínico”. 

Virando o mês, no dia 4 de novembro, o tema será “LGBTQIA+ entre distopia e a realidade”, com o filme “The Rocky Horror Picture Show (1975)” e presença da artista e Profª Mª Lua Lamberti de Abreu, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e do Prof. Dr. Samilo Takara (Unir). 

No dia 11 de novembro, será debatido o filme “Mad Max: Estrada da Fúria (2015)”, com o tema “Ciência fantástica e a metalinguagem do presente”. O convidado é o escritor Braulio Tavares. 

O encerramento do X FCírculo será no dia 18 de novembro, com a série “3% (2016)”. O convidado será o fotógrafo e diretor de cinema César Charlone. 

SERVIÇO

O “X FCírculo” é um evento voltado à discussão cinematográfica realizado na Unicentro. As atividades serão semanais, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h30, e seguem até 18 de novembro. A participação é gratuita, a distância, e os presentes receberão certificados. Novidades serão divulgadas na página www.facebook.com/FCirculo.