Turvo realiza o maior gaitaço da região

Com 52 gaiteiros oriundos de Turvo, Pitanga, Boa Ventura, Guarapuava e Manoel Ribas, o evento se tornou um sucesso, emocionando todos que assistiam e apreciavam as músicas gaúchas Querência amada, O roubo da gaita velha e Xote laranjeira. Entre os gaiteiros estavam adultos e crianças

Entre os dias 8 e 11 de setembro, aconteceu a décima edição da tradicional Olimpíada Rural de Turvo, e um dos destaques da programação do evento foi o Gaitaço, promovido pelo professor Mauro Martins e pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, que aconteceu na manhã do último domingo (11), às 10h.

O objetivo da realização do encontro foi manter viva a cultura e tradição gaúcha. Com 52 gaiteiros oriundos de Turvo, Pitanga, Boa Ventura, Guarapuava e Manoel Ribas, o evento se tornou um sucesso, emocionando todos que assistiam e apreciavam as músicas gaúchas Querência amada, O roubo da gaita velha e Xote laranjeira. Entre os gaiteiros estavam adultos e crianças.

O Gaitaço só foi possível, por iniciativa do professor Mauro Martins, que em parceria com o Departamento de Cultura, criou, há 15 anos, um projeto voltado para o ensino gratuito dos instrumentos de acordeon e teclado, onde toda segunda-feira, das 13h às 19h, ensina novos alunos a manusear os instrumentos na Biblioteca Cidadã de Turvo. De acordo com o professor, o projeto surgiu devido a grande procura dos alunos por alguém que pudesse ensinar os instrumentos em Turvo, e atualmente está na 7ª turma de gaiteiros.

A Prefeitura Municipal de Turvo agradece a todos os gaiteiros que se apresentaram com muita emoção e dedicação, ao professor Mauro Martins pela iniciativa e as pessoas que estavam presentes apreciando o maior gaitaço da região.

Deixe um comentário