Troféu HQMix está com inscrições abertas até 10 de março

Considerado o “Oscar dos quadrinhos”, o prêmio reconhece todos os anos o trabalho dos profissionais ligados à Nona Arte no país. Neste ano, o HQMix entra em sua 33ª edição

Principal premiação de quadrinhos no Brasil (uma espécie de “Oscar dos gibis”), o Troféu HQMix chega a sua 33ª edição em 2021. No momento, o prêmio está com inscrições até o dia 10 de março.

O HQMix é aberto à participação de profissionais dos quadrinhos, que podem inscrever trabalhos publicados em 2020. “O mais importante é que a inscrição, além de concorrer ao troféu, serve para mostrar seu trabalho aos próprios profissionais da área e pesquisadores/jornalistas”, diz o texto de divulgação.

Segundo a organização do prêmio, o júri de indicações é formado por profissionais importantes e difusores dessa produção. E na segunda votação que é feita com mais de dois mil profissionais brasileiros. A inscrição custa R$ 10.

“Ao mesmo tempo é importante participar desse evento para apoio a que continue com força total divulgando o quadrinho no Brasil. A divulgação na mídia nacional de que existem milhares de profissionais atuando na área de quadrinhos só valoriza esse trabalho. Portanto, autor, editor e organizador de eventos de HQs, não deixem de se inscrever no HQMIX antes de 10 de março para não ficar para os últimos dias”, finaliza o comunicado.

PROCEDIMENTO
As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet por meio de formulário online disponível no site www.hqmix.com.br.

Para cada obra deve ser feita uma inscrição e o respectivo pagamento da taxa de inscrição. Caso outra pessoa tente fazer inscrição de obra já inscrita na mesma categoria, o sistema rejeitará.

Podem fazer a inscrição: os autores ou responsáveis pelas obras; editoras e representantes legais das obras.

CATEGORIAS
As categorias do Prêmio HQMIX são divididas de acordo com o sistema de votação, abrangendo, por exemplo, “Publicação de Aventura/terror/fantasia”, “Obra com temática de humor”, “Publicação de Tira”, “Desenhista Nacional”, entre tantas.

ANÚNCIO
O vencedor será informado com uma antecedência mínima de 30 dias para que possa se programar e comparecer à cerimônia de premiação (caso o evento seja realizado online os premiados deverão enviar vídeo de agradecimento).

Com uma exceção: os vencedores das Categorias Acadêmicas poderão ser anunciados antecipadamente, em sessão específica dentro das atividades das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, evento acadêmico realizado nas dependências da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), momento e local considerados oportunos pela presença de número expressivo de pesquisadores de Quadrinhos.

HISTÓRIA
Segundo informações do site do HQMix, o prêmio foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.

A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.

Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro nesta jornada. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o troféu.