Trio punk/rock de Guarapuava prepara primeiro EP da carreira

Surgida em 2021, a banda Os Frentista é formada por Pedräo (vocal, baixo), ThrashPunk (guitarra/backing vocal) e Guilherme (bateria). Por enquanto, eles lançaram o single “Máquina assassina”, com letra virulenta e som acelerado. Mas o conjunto vai além da crítica política, com influências de Black Sabbath a Bob Marley

Ao som rápido, visceral e primitivo, Pedräo canta de maneira raivosa: “Fascismo externado em nossa nação/Bem-vindos ao Brasil, a terra da corrupção”. Contestação e atitude, bem ao estilo punk/rock.

Pedräo (de apenas 19 anos) é o vocalista e baixista de Os Frentista, um trio formado em Guarapuava há pouco tempo, em 2021. Ao lado dele, estão o guitarrista Bruno (16 anos), mais conhecido como ThrashPunk; e o baterista Guilherme (28 anos).

Os versos acima abrem a canção autoral “Máquina assassina”, single lançado em 2023, com produção da banda e Masashi. Apesar da virulência, o trio não toca somente na crítica política, enveredando por diversas temas e sarcasmo, influenciados pelo punk, metal, grunge, rap, reggae, para fazer músicas curtas e rápidas.

Antes de qualquer coisa, é preciso explicar que o nome curioso da banda surgiu por causa dos trabalhadores frentistas e como homenagem. “Porque eu e o guitarrista, a gente era fã de uma banda brasileira que se chama Os Pedreiro”, diz Pedräo, explicando que a ideia era também fazer um som parecido, mas os guarapuavanos seguiram outro caminho musical.

No início, Os Frentista era essa dupla de músicos, numa fase em que eles apenas ensaiavam e compunham material. A partir da entrada do baterista, o trio se fechou e passou a fazer shows. Por enquanto, datas realizadas em Ponta Grossa (disponível no YouTube) e Guarapuava (na Discoteca Beer).

O repertório é formado por produção própria (feita em conjunto) e covers, que vão de Black Sabbath a Bob Marley, revelando seu ecletismo.

Os Frentista (Foto: Micael Rodrigues)

GERAÇÕES
Os integrantes de Os Frentista representam gerações diferentes, indo dos 16 aos 28 anos. “Mas a gente se conecta muito com as ideias”, diz o baixista, que é estudante de Publicidade e Propaganda.

“É por isso que dá liga, como são três faixas etárias”, diz o baterista, formado em História. Ele diz que isso facilita para a troca de influências, do som ouvido por cada um.

Já o guitarrista é estudante do Ensino Médio. Inclusive, ele não participou do bate-papo com o CORREIO porque não podia faltar à aula.

EP
No momento, o trio vem produzindo seu primeiro EP (versão compacta de álbum), que terá quatro faixas, ainda sem previsão de lançamento.

O processo de gravação é feito por eles mesmos. “A gente tem um home estudio improvisado. A ‘Máquina assassina’, a gente gravou em casa”, explica Pedräo, acrescentando que o EP está encaminhado, para sair em formato digital. Vinil e CD estão descartados, pelo alto custo.

Inclusive, o trio pretende investir em merchandising, confeccionando camisetas e souvenirs para gerar um caixa próprio. “E ver a galera com a camiseta da banda”, diz o vocalista.

PARANOIA FEST
Além de tocar, Os Frentista também organizaram, no último dia 12 de agosto, o Paranoia Fest para movimentar a cena de rock underground de Gorpa City.

O evento reuniu cinco bandas (Burton, Maquinária, Lukewarm, Tordon e o próprio trio punk/rock) no palco da Discoteca Beer, um bar balada que começou a funcionar em Guarapuava em janeiro de 2023, proporcionando noites de pagode, sertanejo, MPB, karaokê, festa flashback e, claro, rock and roll.

O detalhe é que Os Frentista já haviam tocado nesse local antes, em um show que acabou abrindo portas para outras cidades, caso de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. É que a apresentação foi gravada e compartilhada no YouTube. “E ele [vídeo] começou a disparar”, diz Pedräo, explicando que o público passou a conhecer a banda por causa da viralização.

Guitarrista da banda (Foto: Arquivo/Correio)

AGENDA
O próximo show de Os Frentista será neste fim de semana no Arte no Liquidificador – Edição Tropicália, evento com performances, gastronomia, artes visuais e música, dias 19 e 20 de agosto, no Magnum – Bar e Café (rua XV de Novembro, 6.714).

O trio de punk/rock está escalado para o palco deste sábado (19), às 17h20.

SERVIÇO
Para conhecer mais sobre Os Frentista, acesse seu perfil no Instagram (@os_frentista), no YouTube e procure “Máquina assassina” nas plataformas digitais. Clique AQUI

Deixe um comentário