Sesc encerra Semana Literária com lançamento de livro de contos infantis, em Guarapuava

De Guarapuava, Maria Magdalena Nerone está presente na obra com o conto “Um Mistério no Faxinal”, história que foi contada no encerramento do evento

A 41ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc foi encerrada nesta quinta-feira (15 set) com o lançamento da coletânea de contos infantis de 2022, da qual uma escritora guarapuavana faz parte. Maria Magdalena Nerone é autora de um dos 10 contos que compõem a obra.

A expectativa é que ela participaria do evento apresentando o texto “Um Mistério do Faxinal”, história que traz lembranças familiares de quando ela era criança. No entanto, por questão de saúde ela não pôde estar presente. Internada, Magdalena enviou um vídeo que foi transmitido durante o lançamento.

A autora agradeceu ao Sesc e aos colegas da entidade da qual faz parte, como a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac) e dedicou o conto à família. “É de alto significado para minha existência ter o meu conto ‘Um Mistério no Faxinal’ selecionado entre os 10 do Paraná. Dedico à minha avó Ana, que me contou muitas histórias e aos filhos e netos”, disse, destacando que pretende contar muitas histórias a eles.

Representando a escritora estavam irmãos e um genro que receberam o livro em nome dela. “A gente fica orgulhoso da carreira dela, da inspiração dela. A gente se sente orgulhoso. Na história tem laços da família”, afirmou o irmão dela, Francisco Taborda.

Conforme a Técnica de Atividade de Ação Social e Cultura do Sesc Guarapuava, Kelin Rosana Sander, este é o sétimo edital lançado para a composição da coletânea de contos infantis. “No ano passado nós já tivemos um escritor [de Guarapuava], que foi o Carlos, que foi premiado. E no ano que vem a gente quer de novo. A gente tem uma parceria muito boa com a Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava, e eles fazem um trabalho muito bonito entre eles para divulgar, sempre tem alguém concorrendo e esse é o segundo ano consecutivo que conseguimos trazer para Guarapuava um premiado”, comentou.

Foto: Redação/Correio

BALANÇO
Nos últimos dois dias, o Sesc recebeu diversas atividades, como exposições, teatro e contação de histórias, além de escritores que estiveram participando da Semana Literária.

Na avaliação de Kelin Sander, apesar do mau tempo, o resultado foi positivo. “Por ter sido um retorno pós-pandemia, a gente ficou muito feliz com o resultado, ainda mais que nessa semana chuvosa a gente teve bastante público e ficamos muito felizes por isso. E a maioria do nosso público foi de estudantes, acadêmicos, mas a gente ficou surpreso com a demanda espontânea de pessoas que não foram convidados pessoalmente, mas que souberam da Semana Literária e vieram prestigiar”, destacou.

HISTÓRIAS
A contação de histórias é uma marca do evento e nesta quinta-feira (15 set), a Técnica de Atividade de Ação Social e Cultura do Sesc Guarapuava, Kelin Rosana Sander, precisou substituir a contadora de histórias da unidade. Mas nada que atrapalhasse a atividade, pois os alunos presentes ao evento retribuíram com muitos aplausos.

“Uma das nossas escritoras que esteve aqui foi a Jaqueline Matos. Ela veio falar sobre o encantamento que é levar a história para as crianças. Não é a minha área e a gente acaba descobrindo. Eu tenho filho, eu conto histórias pra ele e a gente acaba trazendo isso. Mas como é importante, desde pequenininho, a gente mostrar isso pra eles, pra eles viajarem pelo mundo da imaginação. Eu li o conto da Maria Madalena e eu fiquei imaginando como se eu tivesse dentro da história porque eu fui criada no interior também, então remeteu bastante pra mim as coisas da minha infância”, afirmou.

Foto: Redação/Correio

AÇÕES
Uma das grandes ações do Sesc ainda este ano é a realização do Festival de Música Sertaneja Raiz em Curitiba.

Já na unidade de Guarapuava as principais ações já são pensando no período natalino. “Estamos programando atividades no mês de dezembro, todas voltadas ao Natal. A gente quer convidar os artistas de Guarapuava que tenham interesse, a gente vai estar abrindo as portas do Sesc para que eles venham mostrar a arte para nós”, contou Kelin.

Deixe um comentário