Semana Farroupilha abre em Guarapuava com música, arte e alegria

Tudo porque começou o Pala Velho – 1º Festival de Dança Gaúcha, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. As duplas inscritas no evento, todas com a pilcha completa (traje típico gaúcho), se apresentaram diante de um júri técnico, ao ritmo de rancheiras, xotes e vaneiras. Do mirim ao sênior

O município de Guarapuava vive momento especial com a programação em alta da Semana Farroupilha, uma das principais datas da cultura gaúcha. Na noite desta segunda-feira (19), o festejo abriu com música, arte e alegria.

Tudo porque começou o Pala Velho – 1º Festival de Dança Gaúcha, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. As duplas inscritas no evento, todas com a pilcha completa (traje típico gaúcho), se apresentaram diante de um júri técnico, ao ritmo de rancheiras, xotes e vaneiras. Do mirim ao sênior.

Na abertura do festival, Edson Luiz Primak explicou que a La Bayadère Centro de Artes abriga o Projeto Marina Karam Primak, criado para oportunizar às crianças carentes da rede municipal de ensino o contato com as artes por meio da dança e da leitura. “Ficamos muito felizes por poder aproximar também desse evento, pois acreditamos na música, na dança, como agentes transformadores da vida”, disse.

Inclusive, o Pala Velho premia os melhores colocados com o Troféu Marina Karam Primak, feito em homenagem à dançarina que faleceu precocemente em 2020. Filha de Nuhar Karam e Edson Luiz Primak, ela também nomeia o Teatro Municipal de Guarapuava. Desde sua morte, a família realiza ações sociais para a comunidade em sua honra.

“Esse Troféu Marina Karam Primak vai manter viva, em nossas vidas, a memória da Marina”, afirmou Edson.

Representante do Projeto Marina Karam Primak, Edson Luiz Primak (Foto: Cristiano Martinez)

GRUPOS
Já o professor Cleiton Marques, representante da cultura nativista, observou a importância da dança gaúcha e dos grupos de dança em Guarapuava. “O quanto os grupos independentes são fortes em Guarapuava e o quanto eles precisam ser valorizados”, dizendo sobre as dificuldades para ensaios e a falta de espaços.

Nesse sentido, ele agradeceu a gestão do prefeito Celso Góes e a criação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). “Tudo isso acontece porque a gente tem uma secretária que confia no nosso trabalho”, referindo-se a Rita Felchak.

Marques também valorizou o apoio da Ictus, na figura de Nuhar Karam. “Ela nunca fechou as portas para nós”.

IMÓVEL
Celso Góes usou a palavra no cerimonial para anunciar, em primeira mão, que a Secult pode começar a procurar um imóvel que será utilizado nos ensaios dos grupos de dança gaúcha de Guarapuava. “Agora é com vocês [pessoas presentes ao evento], ajudem a secretária Rita a procurar, que eu estou autorizando para que alugue esse imóvel e que a gente faça as adequações que precisam ser para que vocês tenham um lugar adequado, para ensaiar e até se apresentar”.

O prefeito disse que essa é uma medida temporária, até que seja construído o Centro Cultural do município, que será próximo da Praça da Fé. “A gente já está com o projeto andando”.

Prefeito Celso Góes (no centro) e secretária de Cultura Rita Felchak (Foto: Cristiano Martinez)

PALCO
A secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, destacou aos dançarinos o palco como lugar “maravilhoso” e único. “Aproveitem o máximo que vocês puderem. É muito bom estar aqui para aplaudir o talento de vocês”, acrescentando que a emoção proporcionada pela dança está acima da competição.

Felchak aproveitou para convidar o público a participar do 1º Festival Canta Gaúcho, programado para ser realizado no próximo sábado (23), no Parque de Rodeios do CTG Fogo de Chão. É uma realização do CTG Chaleira Preta, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do CTG Fogo de Chão. A expectativa é que o evento reúna artistas locais e entusiastas da música gaúcha de toda a região.

As inscrições para participar do festival já estão oficialmente abertas e podem ser realizadas de maneira on-line (link: https://encurtador.com.br/hlpvV). Visando promover a cultura e a identidade do tradicionalismo gaúcho, o Festival Canta Gaúcho busca incentivar a participação de artistas de todas as idades, desde crianças até adultos, em um ambiente que proporcione cidadania, socialização e a expressão de seus talentos artísticos.

PREMIAÇÃO
Somado, o valor total de premiação do Pala Velho – 1º Festival de Dança Gaúcha é de R$ 1.800. Além do Troféu Marina Karam Primak.

ORGANIZAÇÃO
O Pala Velho é organizado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. E tem apoio da Ictus Saúde e da La Bayadère Centro de Artes.

Foto: Cristiano Martinez

PRESENÇAS
No cerimonial de abertura do Pala Velho, marcaram presença o prefeito Celso Góes, a secretária de Cultura Rita Felchak, o secretário executivo Daniel Frahm, o representante do Projeto Marina Karam Primak, Edson Luiz Primak, e o professor de dança Cleiton Marques.

Deixe um comentário