Secult promoverá fóruns pré-setoriais a partir de 22 de julho com classe artística de Guarapuava; 2ª Conferência Municipal de Cultura será em agosto

Participação de artistas e produtores culturais é fundamental

A 2ª Conferência Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico de Guarapuava será no dia 19 de agosto, a partir de 13h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak. E sob o tema geral: “Ações e Estratégias para o fortalecimento da Cultura de Guarapuava”, com o objetivo de desenvolver o Plano Municipal de Cultura.

Mas antes dessa data, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) planejou encontros para “conversarmos com representantes de cada área para definirmos metas e estratégias para a gestão cultural da nossa cidade”, diz a pasta, por meio de suas redes sociais. Além disso, nesses encontros serão eleitos os conselheiros e delegados que representarão a cultura de Guarapuava.

Assim, serão feitos fóruns pré-setoriais divididos por linguagens: dia 22 de julho, artes visuais e audiovisual; 26 de julho, música; 5 de agosto, teatro, dança e literatura; e 12 de agosto, manifestações populares e culturas tradicionais e étnicas. Sempre na Casa da Cultura (rua Alcione Bastos, 1.821), às 13h. Inscrições: https://bit.ly/3azHw7Y

Portanto, a participação de artistas e produtores culturais é fundamental.

Com os conselheiros eleitos e o plano municipal debatido e definido, será feita a 2ª Conferência Municipal em agosto.

CONSELHO
Segundo a Secult, o Conselho Municipal é o órgão que institucionaliza a relação entre sociedade civil ligada à cultura e administração pública, participando da elaboração e da fiscalização das políticas culturais.

A classe artística elege democraticamente lideranças que vão mediar as necessidades e demandas de cada área de atuação.

Assim, o conselheiro tem participação direta sobre a criação das políticas culturais no município. Ele ajuda a Prefeitura a pensar como incentivar, desenvolver e democratizar a arte e a cultura em Guarapuava. “Afinal de contas, cultura nós fazemos juntos!”, diz a Secult, em material informativo.

Deixe um comentário