Secretaria de Cultura de Guarapuava participa do Circula MinC

O objetivo principal do evento, que aconteceu nesta segunda-feira (19) em Foz do Iguaçu, foi fornecer suporte especializado aos participantes para que possam solicitar os recursos da LPG, por meio da plataforma TransfereGov

A Secretaria de Cultura de Guarapuava (Secult) está empenhada em fortalecer a área cultural do município e aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo (LPG).

Como parte desse compromisso, a cidade participou ativamente do evento “Circula MinC”, uma série de oficinas técnicas promovidas pelo Ministério da Cultura (MinC) para capacitar gestores e gestoras culturais sobre a LPG.

O objetivo principal do evento, que aconteceu nesta segunda-feira (19) em Foz do Iguaçu, foi fornecer suporte especializado aos participantes para que possam solicitar os recursos da LPG, por meio da plataforma TransfereGov. Durante as oficinas, os gestores tiveram a oportunidade de receber orientações específicas sobre os procedimentos necessários para aderir à lei e implementar projetos culturais no município.

Guarapuava se destaca nesse processo, demonstrando estar alinhada com as etapas da Lei Paulo Gustavo. A Secretaria de Cultura do município já realizou sua Conferência, empossou seu Conselho e regulamentou o Fundo Municipal, cumprindo as adequações necessárias para receber os recursos. O plano de ação elaborado pela Secult já foi aprovado pelo Ministério da Cultura, e em breve será assinado o termo de adesão.

“A Lei Paulo Gustavo é uma conquista histórica para a área cultural. Esse recurso vai possibilitar a execução de muitos projetos que vão proporcionar que a arte e a cultura cheguem até os guarapuavanos, e que esses guarapuavanos produzam cultura também”, destacou a secretária de Cultura, Rita Felchak.

Rita Felchak (da esq. para dir., a segunda), ao lado da secretária estadual (centro) – Foto: Secom

Em relação ao Plano de Ação, é uma etapa essencial para garantir a participação efetiva no programa, a Secult já se adiantou e obteve a aprovação do Ministério da Cultura. Essa conquista coloca o município à frente de muitos outros que ainda não concluíram essa etapa.

“A Secretaria de Cultura continuará trabalhando em parceria com o Ministério da Cultura para garantir a correta utilização dos recursos da LPG, promovendo um desenvolvimento cultural significativo e sustentável na cidade de Guarapuava”, acrescentou Felchak.

LEI PAULO GUSTAVO
A Lei Paulo Gustavo (LPG) destina um montante histórico de R$ 3,8 bilhões para o setor cultural. Ao todo, o município de Guarapuava será contemplado com mais de 1,5 milhão de reais para a criação de editais de fomento da cultura na cidade.

A LPG tem objetivo de impulsionar ações e projetos culturais em todo o país, fornecendo recursos financeiros para estados e municípios. Os gestores culturais têm até o dia 11 de julho de 2023 para apresentarem seus Planos de Ação, que serão analisados pelo Ministério da Cultura. Após a aprovação dos planos, os valores serão liberados e poderão ser utilizados para impulsionar projetos e atividades culturais nas respectivas localidades.

Deixe um comentário