Saulo Adami reúne 40 anos de pesquisa sobre história de Brusque em novo livro

“Cidade Schneeburg” é uma homenagem do autor à cidade com a qual ele construiu uma profunda relação de amor

O resultado de quatro décadas que o escritor Saulo Adami dedicou à pesquisa sobre a história de Brusque está registrado nas 410 páginas do seu mais novo livro: “Cidade Schneeburg – Crônica Histórica de Brusque” (Curitiba: Estrada de Papel, 2023). Este é o 149º livro de sua autoria, uma grande homenagem à cidade do seu coração.

Desde que começou a publicar livros, nos anos 1980, o autor lançou várias obras sobre a temática entre 2005 e 2009, além de várias outras publicações que não tratavam diretamente sobre a história da cidade, mas que demandavam a busca por informações históricas sobre acontecimentos, personagens e lugares da região.

Nessa trajetória, Saulo Adami reuniu centenas de documentos e depoimentos que não encontram resguardo em instituições que deveriam proteger a memória da cidade. “Pelo contrário. Inclusive, muitos documentos utilizados nas minhas pesquisas foram encontrados no lixo! Jogados fora!”, destaca o autor.

Quase 20 anos depois da primeira obra sobre a história de Brusque, agora Adami reúne conteúdo dos livros anteriores, amplia as informações, atualiza e condensa tudo em “Cidade Schneeburg” para presentear a comunidade com sua última obra a tratar sobre o tema. “Daqui para frente é com as futuras gerações de historiadores, pesquisadores, memorialistas e demais interessados na preservação da nossa história. Minha parte está feita e minha missão, cumprida”, afirma.

O livro, que tem capa e projeto gráfico de Rogério Marcos Lenzi e patrocínio da empresa Otto Atacarejo, não segue uma ordem cronológica. É dividido em 10 capítulos que resgatam a história a partir de diferentes temas como o surgimento da cidade, a política, as indústrias, a imprensa, a literatura, as artes, curiosidades sobre a saúde, como a cidade se portava nos tempos das guerras mundiais e das pandemias, entre outros.

Como a pesquisa é extensa, as informações não ficam restritas somente ao atual território de Brusque. Toda a região do Vale do Itajaí e do litoral nas bordas da foz do rio de mesmo nome também é contemplada nas páginas de “Cidade Schneeburg”.

Entre as inúmeras singularidades contadas pelo escritor, no capítulo sobre saúde encontramos a história de um surto de tifo registrado no início do século 20 entre Brusque e Guabiruba e que causou a morte de mais de 280 pessoas, um número alto se considerarmos a população da época.

Já no capítulo 2 temos o raro relato sobre a presença de pessoas negras na Brusque colonial. O próprio Barão de Schneeburg mantinha a seu serviço um garoto de recados originário de uma família que acreditava-se ter vindo de Angola. O fim desse garoto, que até a velhice acompanhou o barão, é bastante inusitado e está narrado no livro.

Imagem da capa, criação de Rogério Marcos Lenzi, responsável também pelo projeto gráfico da obra

O AUTOR
Saulo Adami nasceu em Brusque quando sua família morava na localidade de Arraial dos Cunhas, em Itajaí, em 21 de fevereiro de 1965. Apesar de ter frequentado a escola e lançado seu primeiro livro em 1982, em terras itajaienses, foi em Brusque que a sua carreira como escritor se consolidou.

Autodidata, além dos livros, Adami utilizou sua aptidão para a escrita trabalhando por 20 anos em rádio, jornais e assessoria de imprensa. Fundou sua própria editora e os selos editoriais S&T, DOM e Estrada de Papel – que dirige a partir de Curitiba, cidade onde fixou residência em 2011, quando se casou com a psicóloga Jeanine Wandratsch Adami.

Ao todo, o autor assina 149 livros. A pentalogia que trata especificamente sobre a história de sua cidade natal são: “Brusque: Cidade Schneeburg” (2005), “Brusque Era Maior: viajantes do tempo” (2006), “Brusque Vai à Guerra: novas visões da história” (2007), “Brusque Operária: comércio e indústria” (2008) e “Histórias e Lendas da Cidade Schneeburg” (2009), esta última premiada pela Academia Catarinense de Letras. Estas obras foram publicadas por ocasião dos 150 anos de fundação do município.

SERVIÇO
“Cidade Schneeburg – Crônica Histórica de Brusque”
Autor: Saulo Adami
Editora: Estrada de Papel
Curitiba, 2023
410 páginas

*****Contatos:
www.sauloadami.com.br
[email protected]
(47) 9 9671-8351

Deixe um comentário